Título: A Mão Misteriosa
Autora: Agatha Christie
Editora: L&PM
Páginas: 218
Resumo do livro A Mão Misteriosa
Mais um dos ótimos livros de Agatha Christie, estrelado por uma de suas memoráveis personagens, Miss Marple. Porém, diferente de outras histórias, em A Mão Misteriosa acompanhamos o desenrolar da história pela ótica de outro personagem.
A Mão Misteriosa – História
Tudo começa quando Jerry sofreu um acidente de avião e como forma de tratamento, seu médico o aconselhou a se retirar para o interior. Jerry e sua irmã Joanna, buscaram esse refúgio em Lymstock. Uma bucólica cidadezinha do interior, que tinha só uma rua principal e onde o maior evento era a reunião mensal das mulheres religiosas.
“Lá dentro, havia palavras e letras impressas recortadas e coladas sobre uma folha de papel. Fiquei um ou dois minutos olhando para as palavras sem me dar conta de seu significado. Então levei um susto.”
Após se instalar em uma pequena casa, Jerry logo descobriu que aquelas pacatas pessoas guardavam segredos inimagináveis. E esses segredos eram tragos à tona por cartas anônimas enviadas aos moradores. Cartas que Jerry e Joanna também receberam, mas pouco caso fizeram. Contudo, tudo mudou de perspectiva quando uma respeitada mulher, esposa e mãe exemplar, se suicidou após receber uma das cartas anônimas.
Jerry se juntou a polícia e passou todas as informações que ele sabia, pois como homem de fora da cidade logo ganhou a confiança dos moradores. E um perfil do assassino foi rapidamente traçado: uma mulher, respeitada socialmente, fora de qualquer suspeita e que tinha na confecção das cartas anônimas sua maior compulsão.
“Ela só tinha achado aquilo ‘estranho’. Ela não era uma garota muito inteligente, imagino, e tinha uma leve desconfiança, a sensação de que havia algo errado. Sem dúvida não suspeitava estar diante de uma mulher capaz de assassinato.”
No momento em que as suspeitas estavam sendo catalogadas, algo impensável ocorreu em Lymstock: uma empregada doméstica foi brutalmente assassinada e seu corpo foi escondido. E as cartas sórdidas que contavam os segredos mais obscuros dos moradores adquiriram um novo nível. Agora, o autor das cartas era também um assassino.
A Mão Misteriosa – Conclusão
E mesmo com as investigações em andamento, algumas peças ainda não se encaixavam. Então, uma das moradores decidiu chamar uma velha amiga sua, chamada Miss Marple, para ajudar. Na verdade, Miss Marple nem era tão importante para o desfecho da história pois tudo girava em torno de Jerry e do investigador Nash, mas seu conhecimento sobre o caráter humano se mostrou muito importante para que o assassino fosse descoberto. E o assassino era alguém inesperado!
“Não estou falando desse tipo de especialista. Não estou falando em alguém que entenda de cartas anônimas ou mesmo de assassinato. Estou falando de alguém que entenda de pessoas. O senhor não percebe? Precisamos de alguém que entenda muito de maldade e sordidez.”
Como é de costume, mais um livro de Agatha Christie que te prende até o fim.
De Agatha Christie já publicamos:
- Misterioso Caso de Styles
- Cem Gramas de Centeio
- O Mistério dos Sete Relógios
- Morte no Nilo
- Assassinato no Expresso do Oriente
- Um Brinde de Cianureto
Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify.
Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.
A Mão Misteriosa
Até a próxima!
Pingback: 5 livros para gostar de Agatha Christie - Resumo de Livro
Pingback: Resumo: Um Corpo na Biblioteca | Agatha Christie - Resumo de Livro