Título: A Metamorfose
Autor: Franz Kafka
Editora: Antofágica
Páginas: 64
Resumo do livro A Metamorfose
O livro foi publicado em 1915, e é um dos poucos que foram publicados durante a vida do autor. Por sua profundidade reflexiva, A Metamorfose é o livro mais citado, estudo e conhecido de Franz Kafka.
A Metamorfose – História
“Certa manhã, ao acordar de sonhos intranquilos, Gregor Samsa encontrou-se, na sua cama, metamorfoseado num inseto monstruoso. Deitado sobre suas costas duras como uma couraça, viu, ao levantar um pouco a cabeça, sua barriga abaulada, marrom, dividida em arcos rígidos, sobre os quais a coberta, quase escorregando de vez, mal se mantinha. Suas muitas pernas, lamentavelmente finas em comparação ao volume do corpo, agitavam-se desesperadamente sob seus olhos.”
A obra conta a história do jovem caixeiro viajante, Gregor Samsa, que abandonou as suas vontades e desejos para sustentar a família e pagar a dívida dos pais. Uma bela manhã, Gregor acordou tarde, e percebeu que algo estava diferente. Sem que ele soubesse o motivo, Gregor acordou metamorfoseado em um grande inseto parecido com uma barata gigante. Gregor passou pelo pavor de acordar e ver o seu corpo modificado para algo impensado e inconcebível.
Logo sua mãe, seu pai e sua irmã bateram à porta de Gregor para saber o motivo do seu atraso. Gregor proferiu algumas palavras, mas sua família ouviu apenas o chiado de um animal ainda não identificado. O gerente da empresa onde Gregor trabalhava foi até a residência da família Samsa para saber o paradeiro de Gregor. Ironicamente, a maior preocupação de Gregor era o atraso para trabalhar, e não o fato de ter se tornado um inseto gigante. Esse fato demonstra o quanto o dinheiro que Gregor ganhava era importante para o sustento da família.
“Uma maçã atirada sem força passou de raspão pelas costas de Gregor, e deslizou sem causar dano. Porém, uma que voou na sequência literalmente se cravou em suas costas; Gregor quis continuar rastejando, como se a dor surpreendente e inacreditável pudesse passar com a mudança de local, mas sentia como se estivesse pregado e se estirou em uma confusão completa de todos os sentidos.”
Quando finalmente conseguiu abrir a porta, todos os que estavam na casa se assustaram. Jamais poderiam imaginar que Gregor havia se transformado naquele animal repulsivo. A ojeriza de sua mãe e de seu pai abalaram Gregor. Jamais poderia imaginar que sua família viraria as costas para ele diante desse tipo de adversidade. Logo, a irmão de Gregor era a única a entrar em seu quarto para levar o alimento. Dispensaram a faxineira e o pai de Gregor, já idoso, precisou retornar ao trabalho. Quando a sua irmã também precisou sair para trabalhar, a vida de Gregor piorou de sobremaneira.
Em uma das aparições de Gregor, o pai, enlouquecido pelo cansaço e pela repugnância com o aspecto de seu filho, atirou frutas contra Gregor. Uma maçã acertou as costas dele, causando um profundo ferimento. Com o passar do tempo, a maçã podre em suas costas levou Gregor a suspirar pela última vez. No final. Gregor estava apartado de todo o convívio de sua família. Apenas uma faxineira muito idosa ainda entrava em seu quarto. Com a morte de Gregor, e sem a menor compaixão pelo ente familiar que havia morrido de forma tão trágica, a família Samsa saiu para um passeio, fazendo planos para um futuro melhor, onde poderiam comprar uma casa mais confortável.
“O grave ferimento de Gregor, com o qual sofreu por mais de um mês – a maçã permaneceu cravada na carne, como uma lembrança visível, pois ninguém ousava tirá-la -, parecia ter recordado ao pai de Gregor que, apesar de sua presente figura triste e repulsiva, ele era um membro da família, que não podia ser tratado como um inimigo, e que diante dele valia o mandamento do dever familiar de engolir a aversão e tolerar, nada mais que tolerar.”
A Metamorfose – Conclusão
Ao fim do livro, pensamos em como a história de Gregor se torna uma metáfora para tantas histórias parecidas. Se trocarmos a metamorfose em um inseto por transformações físicas, como uma tatuagem; mentais, como a mudança de opinião; ou mesmo sexuais, como o entendimento de sua própria sexualidade; perceberemos que a história de Gregor é mais atual do que imaginamos. Quantas vezes não falamos, pensamos ou agimos contra o status quo imposto pela família e pela sociedade em que vivemos? Quantas vezes não fomos contrários aos pais ou familiares por defendermos pontos de vista diferentes?
A leitura de A Metamorfose é repleta de significados e de reflexões, não à toa, é um clássico da literatura mundial.
Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify
Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.
Compre na Amazon
Para mais resenhas como essa, acesse: Resumo de Livro
Até a próxima!