Título: A Porta no Muro
Autor: H. G. Wells
Editora: Wish
Páginas: 25
Resumo do livro A Porta no Muro
Quando o nome de H. G. Wells é falado, lembramos logo dos clássicos A Guerra dos Mundos, A Máquina do Tempo e A Ilha do Dr. Moreau. Todos excelentes livros de ficção, com história fantásticas e que extrapolam o sentido de realidade. Contudo, não é bem o que vemos nesse pequeno conto escrito em 1906.
A Porta no Muro – História
Aqui acompanhamos Redmond, um inglês que conta a história de seu amigo recém falecido Wallace. Uma história peculiar, apesar de ser, aparentemente, uma história de vida comum, como a de qualquer ser humano. Mas havia na vida de Wallace um totem, um símbolo, que transformava toda a realidade: uma porta no muro.
“- Sei que fui negligente. O fato é que … não é um caso de fantasmas e nem de aparições… mas… é uma coisa estranha de contar, Redmond… Eu sou assombrado. Sou assombrado por uma coisa… que tira a luz das coisas, me enche de desejos.”
Wallace contou que um dia, experimentando um novo caminho para a escola se deparou com uma porta em um muro. Cheio de curiosidade, entrou pela porta e o que viu mudou a sua vida. Não tanto pelo que viu, apesar de ter visto um lindo jardim, com belos animais, crianças brincando e pessoas felizes, mas sim pelo que sentiu. Wallace sentiu paz.
Aquela experiência o mudou. A partir de então buscou novamente a paz e a felicidade atrás daquela porta, sem, contudo, encontrá-la. Anos depois, na juventude, a porta novamente apareceu, mas ele tinha um encontro com uma mulher, e preferiu não abrir aquela porta. Quando adulto, viu de novo a porta, mas estava acompanhando um alto membro do governo, e também não entrou. Depois disso, todas as noites, Wallace vagava sem rumo pela cidade na esperança de encontrar novamente aquela porta no muro.
Uma bela manhã, seu corpo foi encontrado no fundo de um buraco, atrás de uma porta instalada em um muro que dividia a obra da nova estação do metrô.
“Havia algo no ar de lá que inspirava euforia, que dava uma sensação de leveza e coisas boas e bem-estar; havia algo na visão que deixava todas as cores limpas e perfeitas e sutilmente luminosas. No momento em que entrou, o sentimento foi de uma felicidade intensa… como só acontece em raros momentos e quando se é jovem e cheio de vida e se pode ficar feliz neste mundo. E tudo era lindo lá…”
A Porta no Muro – Conclusão
Percebi 3 possibilidades de leitura desse conto. A primeira é uma leitura de fantasia, onde a história fantástica de Wallace é colocada em paralelo à realidade. Onde Wallace não morre ao encontrar a porta, mas se transporta para essa outra realidade, para sempre.
A segunda leitura é um pouco mais realista. A porta no muro é fruto de uma mente em decadência, que depois de viver uma vida de preocupações e decepções, almeja um lugar puro, um lugar de paz e felicidade. A experiência no jardim atrás da porta é apenas fruto da imaginação de Wallace, é apenas a manifestação de seus desejos.
“Estou mais do que meio convencido de que ele tinha, na verdade, um dom anormal e uma sensação, algo que não sei que é, que, na forma de muro e porta, lhe ofereciam uma saída, uma passagem secreta e peculiar fuga para um mundo diferente e mais bonito.”
A terceira leitura que faço é da porta como um símbolo. Quantas vezes deixamos de fazer o que nos traz paz ou de estar em lugares que nos fazem felizes, por conta de obrigações e compromissos, ou ainda por causa de terceiros? Wallace viveu o que tinha que viver, foi bem sucedido profissionalmente, era inteligente e teve uma vida amorosa repleta de prazeres. Mas nunca foi feliz. Nunca teve paz. O seu sonho, a porta no muro, sempre o espreitou, sempre o cercou, mas ele nunca teve coragem para seguir na direção de seu sonho.
“Ela apontou e eu olhei, impressionado, pois, nas páginas vivas daquele livro, eu me vi; era uma história sobre mim, e nela havia todas as coisas que tinham acontecido comigo desde que nasci…”
E para você: Qual é a sua porta no muro?
De H. G. Wells já publicamos:
Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify
Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.
A Porta no Muro
Até a próxima!
Pingback: Resumo: A Máquina do Tempo | H. G. Wells - Resumo de Livro
Pingback: Resumo: A Ilha do Dr. Moreau | H. G. Wells - Resumo de Livro