Antes do Fim do Riso
Antes do Fim do Riso

Antes do Fim do Riso

Antes do fim do riso

Título: Antes do Fim do Riso
Autor: Bert Jr
Editora: Oito e Meio
Páginas: 222

Resumo do livro Antes do Fim do Riso

Um vírus que ceifou a vida de 5 milhões de pessoas. Um país que ainda tentava se reconstruir depois dessa tragédia. Uma sociedade dividida. E no meio de todo esse cenário um importante debate tomou conta de todos: o humor era mesmo o responsável pela propagação do vírus? O humor deveria ser erradicado?

Antes do Fim do Riso – História

Acompanhamos a vida do capitão Genus Miliblaster, chefe da brigada anti-humor, responsável por erradicar todo e qualquer tipo de humor. À frente da nação, um partido que elegera o humor como o grande vilão do país, e tratou de construir uma imagem negativa do riso. Os poderosos dessa facção política demonizaram o humor pois um país deveria ser formado por pessoas sérias, que tratariam as coisas de forma séria. Mas como uma vegetação após um inverno rigoroso, o humor começava a ressurgir na sociedade. Genus imaginou, então, que seu trabalho frente à brigada anti-humor iria aumentar consideravelmente.

Logo chegou ao conhecimento de Miliblaster que um professor, chamado Risolindo, estava levando algumas histórias, supostamente engraçadas, para ajudar no tratamento de doentes graves no hospital da cidade. As histórias levavam os doentes a expressarem sorrisos sinceros e espontâneos, que era tudo o que o governo menos queria.

“A gente tem que pensar que esse negócio de andar rindo por aí das coisas acaba rasgando o tecido social, como acontece com o fundilho duma calça que não serve mais e a gente teima em usar. Se a gente para pra pensar, não tem quase nada para se rir nessa vida, não é verdade?”

Miliblaster foi convocado para dar um fim no caso Risolindo. Ele deveria preparar uma armadilha para pegar o professor fazendo graça e prendê-lo em flagrante. O capitão passou a tarefa para sua assistente, Melecta. Ela elaborou um plano audacioso: usaria Penca Glitterextra, uma espiã do governo, jovem e sedutora, para seduzir Risolindo a usar um texto proibido. Enquanto ele estivesse contando essa história, os homens de Miliblaster entrariam na sala e prenderiam Risolindo em flagrante.

Mas Melecta e Miliblaster não contavam que Penca Glitterextra se apaixonou por Risolindo. Ao invés de seduzir o professor, Penca se viu seduzida por ele. Quando o pessoal da brigada anti-humor chegou ao hospital encontrou o livro proibido nas mãos de Penca. E Risolindo continuou solto.

“Quando estamos no escuro, alguém precisa acender uma luz. Eu acredito que o humor funciona como uma forma de luz. Um sorriso, uma risada, uma gargalhada são como um fósforo aceso, a luz de uma lanterna, ou de um farol, iluminando a estrada na escuridão.”

As autoridades então resolveram que o problema era sério demais para deixar nas mãos da brigada anti-humor. Estava em vigência a lei que proibia a leitura de algum livro ou texto humorístico. Agora, o governo ia além. Mesmo os textos autorais seriam considerados como matéria de segurança nacional. E quem fosse pego com qualquer tipo de texto com humor, seria detido imediatamente. Com base nessa nova lei, Risolindo finalmente foi preso.

Porém, longe de reprimir o humor que exalava dele, Rosalindo continuou o seu trabalho. Começou a contar suas histórias a outros detentos. E logo se viu envolvido em um festival de contação de histórias que ocorreria na prisão. Com a sua fama se espalhando pela prisão, e também na mídia, Luzmara, a diretora da escola onde Risolindo lecionava, organizou uma grande manifestação para reverter a prisão do professor. Ao mesmo tempo, simpatizantes do movimento anti-humor também decidiram se manifestar contra o humor.

“O caso de Risolindo chocou chocou a opinião pública em escala nacional. De um lado, via-se um indivíduo pacífico, de índole humanitária, levando uma vida digna ao fazer bom uso do humor; de outro, surgia a face carrancuda do poder público, brandindo seu aparato jurídico e policial a serviço de interesses políticos-ideológicos de fundo eleitoreiro.”

O cenário para um embate estava preparado. Mas o povo começou a perceber que a luta era injusta e sem sentido. De um lado um professor que gostava de contar histórias engraçadas, de outro um governo que demonizava o bom humor a ponto de prender todo aquele que ria ou que fazia rir. E logo a taxa de aceitação do governo caiu vertiginosamente. E como o presidente, Geg Nabosol, bem sabia, sua reeleição dependia do voto dessa mesma opinião pública.

Como o vento muda de direção, o governo deixou de buscar a erradicação do humor. Geg Nabosol inclusive elaborou o seu novo plano de governo para as novas eleições. Criaria até um novo ministério: o Ministério do Bom Humor. Risolindo continuou seu trabalho de professor, com o compromisso de continuar levando o humor como um dos melhores tratamentos contra qualquer doença, da mente e do corpo.

Antes do Fim do Riso – Conclusão

O autor é genial em criar uma sociedade tão próxima e ao mesmo tempo tão distante da nossa. Os personagens exprimem as incertezas de uma sociedade dividida. A dualidade dos personagens é comparada com a dualidade do próprío humor. Pois o humor que nasce de práticas como o bullying ou de piadas que exprimem pensamentos racistas e homofóbicos, continuam sendo humor, pois também fazem rir. Risolindo, apesar de fazer rir com suas histórias, se considerava um homem sem graça, incapaz de fazer rir. Genus Miliblaster, responsável pela brigada anti-humor, no final, encenou uma das histórias de Risolindo para sua filha Lilica, que estava internada no hospital. E até mesmo os poderosos políticos mudaram de opinião em relação ao humor quando viram que não conseguiriam se reeleger com a política anti-humor.

Não é sem razão que humor em latim significa líquido. As civilizações antigas consideravam que o que fazia rir mexia com os humores internos, e melhorava o estado de espírito de um indivíduo. A realidade é séria e, por vezes, cruel demais para não levarmos a vida com bom humor. Um sorriso muda tudo.

Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify

Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.

Compre na Amazon

Para mais resenhas como essa, acesse: Resumo de Livro

Até a próxima!