Título: Assassinato no Expresso do Oriente
Autora: Agatha Christie
Editora: Record
Páginas: 189
Resumo do livro Assassinato no Expresso do Oriente
Um dos mais famosos livros de Agatha Christie. E tem razão para ser. Uma história muito bem pensada, personagens misteriosos, um detetive perspicaz e um cruel assassinato. Todos os ingredientes para um bom livro de suspense estão nessa obra maravilhosa.
Assassinato no Expresso do Oriente – História
Hercule Poirot viajava no expresso oriente, um trem que saía de Istambul na Turquia e cortava a Europa até Calais, no litoral norte francês. Dentro do segmento, que além do vagão dormitório contava com um vagão restaurante, além de Poirot e Monsieur Bouc, dono da companhia ferroviária, viajavam 12 passageiros das mais variadas classes sociais, nacionalidades e motivos para viajar.
“E ainda sim, a cena se presta para um romance, meu amigo. Ao nosso redor, há pessoas de todas as classes, nacionalidades e de todas as idades. Por três dias, essas pessoas, estranhas entre si, são reunidas em um só lugar. Comem e dormem sob o mesmo teto, não podem fugir umas das outras. Ao final de três dias, despedem-se, cada uma segue o seu caminho, talvez para nunca tornarem a se ver.”
Ao passar pela Iugoslávia, o trem ficou preso em um banco de neve entre duas cidades. Para piorar as coisas, um dos passageiros, Sr. Ratchet, foi encontrado morto em sua cabine. Um médico de outro vagão foi chamado para atestar a morte e descobriu que Ratchet levou nada menos que 12 facadas. E um detalhe particular chamou a atenção: existiam ferimentos muito profundos e outros muito rasos, existiam ferimentos que somente pessoas canhotas poderiam desferir e outros que apenas destros poderiam infligir. Poirot, então, foi requisitado para solucionar o crime.
Logo Poirot tomou uma decisão muito importante, pegar o depoimento de todos os passageiros e do condutor do vagão. E nesse ponto está a genialidade da autora. Pessoas com várias nacionalidades e com diversas personalidades foram ouvidas e mostraram um pouco de seu caráter. Pelo depoimento dos passageiros, Poirot chegou a conclusão de que apesar de Ratchet ter sido morto por um dos passageiros, todos eles possuíam álibi para não terem cometido o crime.
“Mas eu, mademoiselle, tenho minhas pequenas particularidades. Primeiro, olho para minha testemunha. Analiso o caráter dele ou dela e formulo minhas perguntas de acordo.”
Assassinato no Expresso do Oriente – Conclusão
Logo a nacionalidade de Ratchet foi descoberta: americano. E mais: seu nome verdadeiro era Cassetti, um assassino que matou uma criança anos antes e que conseguiu a absolvição nos tribunais. O crime foi muito noticiado e toda a família da criança ficou em estado de choque. Poirot vai tecendo uma teoria baseada em um segundo depoimento e finalmente conseguiu desvendar o crime. A solução do assassinato é impressionante.
Como sempre, Agatha Christie coloca todos os motivos e pistas na frente do leitor. Todas as evidências estão lá; acompanhamos a mente de Poirot e mesmo assim a solução é sempre incrível.
Indico a recente adaptação para o cinema, de 2017, Murder on the Orient Express.
De Agatha Christie já publicamos:
Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify
Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.
Assassinato no Expresso do Oriente
Até a próxima!
Pingback: Resumo: Um Brinde de Cianureto | Agatha Christie - Resumo de Livro
Pingback: 5 livros para gostar de Agatha Christie - Resumo de Livro
Pingback: Resumo: Morte no Nilo | Agatha Christie - Resumo de Livro
Pingback: Resumo: A Maldição do Espelho | Agatha Christie - Resumo de Livro
Pingback: Resumo: Um Corpo na Biblioteca | Agatha Christie - Resumo de Livro