Título: Confie em Mim
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 300
Resumo do livro Confie em Mim
Esse é o primeiro livro de Harlan Coben publicado aqui no blog. O autor é conhecido pelos livros de suspense e mistério, e já teve vários livros lançados no Brasil. O livro conta a história da família Baye, de Nova York: o casal Mike e Tia e os filhos Jill, de 9 anos e Adam de 16. Essa família é o núcleo central do livro, mas a gama de personagens é enorme, sem que o enredo fique confuso. Com o desenrolar da história, tudo vai se encaixando e a trama vai ficando muito boa.
“Ela fez que sim com a cabeça e seu rosto mudou um pouco. Num jogo de pôquer essa simples nuança seria uma dica. É o que acontece nos casamentos duradouros: a certa altura os parceiros começam a ler os pensamentos um do outro, ou param de tentar escondê-los. Mike sabia que a notícia que estava por vir não seria nada boa.”
Adam era um adolescente como todos: rebelde; distante da família, apesar da excelente criação; metido em encrencas que acreditava que poderia resolver sozinho. Mas a sua vida mudou completamente quando um de seus amigos, Spencer, foi encontrado morto, vítima de uma overdose. A partir desse momento Adam se afastou de vez da família e Mike e Tia só encontraram uma única saída: espionar o computador de Adam. E o que descobriram mudou tudo.
Adam estava envolvido com o comércio ilegal de remédios controlados, facilitado pelas receitas que o seu pai, médico, tinha em casa. Ele se envolveu com um clube no Bronx onde os remédios eram comercializados e utilizados como alucinógenos. Para salvar seu filho, Mike Baye faria tudo. Mas ao mesmo tempo em que essa história se desenrola, outros pequenos arcos são construídos.
“Todas as casas tinham sua tragédia particular. Todas as famílias tinham os seus mistérios.”
Um deles conta a história de Yasmim, uma menina vizinha da família Baye, que acabou sendo vítima de bullying praticado pelo próprio professor, Joe Lewinstone. A partir de então seu pai, o policial Guy Novak, tentou encontrar uma maneira de vingar a filha.
Outra história apresenta Betsy e Ron Hill, pais de Spencer, o menino que se suicidou na escola. Betsy não aceitou a morte do filho e decidiu descobrir o que de fato aconteceu naquele fatídico dia. Acabou encontrando uma foto tirada horas antes do suicídio: seu filho Spencer estava ao lado de Adam Baye.
E o outro arco conta a vida de Nash e Pietra, um casal que estava junto pela vingança: ela usou Nash para se vingar daqueles que mataram sua família; Nash usou Pietra para vingar a morte de sua esposa Cassandra. Através de muita violência, Nash matou duas mulheres até receber um recado de seu ex-cunhado, Joe Lewinstone, pedindo para que ele resolva o problema de um pai que estava incomodando sua família.
“Por que nós, humanos, nunca aprendemos as lições que deveríamos aprender? O que haverá na nossa índole que, na verdade, nos empurra para aquilo que deveríamos repelir?”
Confie em Mim – Conclusão
O encontro de todas essas história no final é eletrizante. Todas elas terminam ao mesmo tempo e o leitor não sabe em qual ele fica mais atento. Mas acima de tudo, o livro conta histórias de confianças quebradas, e de como essa confiança jamais será refeita. Como um vaso de porcelana que quebrou e foi colado novamente, a confiança nunca será a mesma. Mostra também que crianças podem ser muito mais espertas do que imaginamos e que a mensagem: “guarde melhor suas armas”, tanto físicas, quanto mentais, serve para todos.
Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify
Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.
Compre na Amazon
Até a próxima!