Título: Depois do Funeral
Autor: Agatha Christie
Editora: Círculo do Livro
Páginas: 228
Resumo do livro Depois do Funeral
Richard Abernethie morreu enquanto dormia. Seus parentes vivos foram ao funeral: seu irmão Timothy e sua esposa Maude; sua irmã Cora; sua cunhada Helen, e seus sobrinhos: Susan e seu marido Gregory; Rosamund e seu marido Michael; e George. Após o funeral, todos foram chamados à mansão da família pelo advogado responsável pela partilha da herança. Os parentes descobriram que a herança seria dividida igualmente entre eles. Como há muito tempo não se viam, se reuniram para um jantar. Durante a refeição Cora, a irmã mais nova de Richard, disse que o irmão havia sido assassinado.
Todos trataram o comentário de Cora como mais um de seus pensamentos ditos sem pensar. Como não viam Cora há muito tempo, relevaram o comentário. Porém, tudo mudou quando, dias depois, Cora apareceu morta em sua casa. Ela recebeu vários golpes com uma machadinha após ter sua casa arrombada. Cora morava em um bairro tranquilo do subúrbio com sua empregada, Gilchrist.
“Cora Lansquenet olhou para a família com os olhos arregalados de surpresa. Inclinou a cabeça para um lado, em um movimento que lembrava o de um pássaro.
– Mas ele foi assassinado, não? – disse ela.”
O advogado suspeitou que havia uma intriga familiar sobre a herança, pois com a morte de Cora, a herança foi novamente repartida entre os herdeiros vivos. Susan fez uma visita à casa de sua tia Cora para entender o que havia se passado. Conversou com Gilchrist, que informou que no dia do assassinato ela não estava em casa, havia ido à biblioteca à mando de Cora. Naquela mesma tarde foi deixado na porta da casa de Cora uma caixa com um pedaço de bolo de casamento, sem remetente. Acreditando ser de alguma vizinha, Gilchrist comeu uma fatia. Susan não quis.
No meio da noite, Susan foi acordada por barulhos que vinham do quarto de Gilchrist. Ela acordou passando muito mal, havia sido envenenada com arsênico, que estava no bolo. Novamente o advogado suspeitou de uma intriga familiar. Pois se Cora sabia de alguma suspeita sobre um possível assassinato de seu irmão antes de morrer, ela poderia ter conversado sobre o assunto com sua empregada. Com pouco campo para investigar as mortes de Richard e Cora e a tentativa de assassinato de Gilchrist, o advogado procurou seu antigo amigo, o detetive Hercule Poirot.
“Os tolos muitas vezes possuem o talento de cometer um crime bem simples e depois deixar por isso mesmo. Vamos torcer para que o nosso assassino … se é que existe um assassino neste caso … seja ineligente, convencido e extremamente seguro de si mesmo.”
Poirot recorreu a um antigo amigo seu que tinha uma rede de investigação paralela à investigação da polícia, feita por pessoas comuns que eram pagas para espionar. Descobriu alguns fatos interessantes sobre os herdeiros. Traições, brigas e mentiras, principalmente entre os mais jovens. Com os dados quase completos, chamou todos os envolvidos na mansão da família, se passando por um comprador da mansão.
Na manhã seguinte, Helen lembrou de um fato que chamou a sua atenção no dia após o funeral de seu cunhado. Estava ligando para o advogado quando recebeu uma grande pancada na cabeça. Poirot então resolveu chamar o investigador da polícia e juntou o resto das peças do quebra cabeça. O assassino havia sido descoberto e suas motivações deixaram todos boquiabertos.
“Poirot suspirou. Não iriam poder mais fugir à verdade. Ele iria adotar um método mais demorado, mas certamente seguro. Haveria muita conversação. Muita mesmo. Porque, com o correr do tempo ou através da mentira ou através da verdade, as pessoas acabariam se entregando.”
Como Rosamund disse: “Como era possível que uma mulher poderia engendrar um plano tão sofisticado e repleto de nuances para assassinar outras pessoas?” Poirot pensou nos assassinos que já passaram pela sua vida. Não havia diferença de sexo, codição financeira e social. Para ser um assassino bastava ter motivação e falta de escrúpulos. E uma grande herança sempre é uma grande motivação para pessoas sem escrúpulos.
Um suspense muito bem escrito, uma trama que não revela o assassino até o momento derradeiro, mesmo que esse assassino esteja o tempo todo em cena.
De Agatha Christie já publicamos:
- O Misterioso Caso de Styles
- Cem Gramas de Centeio
- O Mistério dos Sete Relógios
- Morte no Nilo
- Um Brinde de Cianureto
- Assassinato no Expresso do Oriente
- A Mão Misteriosa
- Os Trabalhos de Hércules
- A Aventura do Pudim de Natal
- Um Corpo na Biblioteca
- A Maldição do Espelho
- Os Elefantes Não Esquecem
- O Natal de Poirot
- A Hora Zero
- E Não Sobrou Nenhum
- Os Cimes ABC
Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify
Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.
Compre na Amazon
Para mais resenhas como essa, acesse: Resumo de Livro
Até a próxima!