Desfiguração
Desfiguração

Desfiguração

Desfiguração1

Título: Desfiguração
Autora: Raquel Setz
Editora: Oito e Meio
Páginas: 90

Resumo do livro Desfiguração

Desfiguração é uma coletânea de contos da autora Raquel Setz que pretende levar o leitor em uma jornada macabra pela condição humana, onde o terror serve para explorar temas como a morte, o vazio existencial e a perda da identidade. 

Desfiguração – Histórias

Em Anatomia – um estudo em oito partes, sentimos a morte através de oito perspectivas diferentes. Maria era uma mulher sofrida, vítima da violência doméstica, solitária e amarga. Maria quase não falava, e quando falava suas palavras eram vazias de significado. Já próximo à morte, Maria resolveu passar os dias trancada em um pequeno banheiro, folheando revistas de décadas atrás. Como não se alimentava, ficou fraca. Morreu de inanição, purgando seus pecados e as maldades cometidas contra ela. Mas esse não foi o seu derradeiro fim.

Então, acompanhamos outras histórias relacionadas com a morte de Maria. Letícia, uma assistente de necropsia, foi a primeira a sentir a morte de Maria. Ela foi a primeira a constatar que Maria ainda respirava, mesmo tendo sido dada como morta. Ela descobriu da maneira mais assustadora: Maria respirou quando Letícia estava prestes a injetar formol na defunta para preservar o corpo. Também conhecemos Thiago, um repórter de um jornal que estava muito descontente com o emprego e com a vida que levava. Thiago estava decidido a pedir demissão e seguir com sua vida. A matéria da morta-viva seria sua última, estava decidido. Mal sabia ele que a sua matéria bateria o recorde de acessos no site do jornal, o que lhe renderia um belo aumento.

“Quem era Maria, ninguém saberia o que escrever na faixa em sua homenagem. Quem era Maria, além da moça do cortiço, além da mulher amarga, além da mãe que deuxava o filho desesperado, além do saco de pancadas do marido?”

Também conhecemos o professor de Filosofia Rubem, que se apaixonou por uma jovem bem mais nova do que ele. Rubem, acreditando que haveria a possibilidade de um romance, decidiu aceitar o convite para fazer parte do grupo que tentaria explicar a condição de Maria, mesmo sabendo que aquilo não fazia o menor sentido. Sabemos também que Yuri, ouvindo a história de Maria, descobriu na internet que alguns monges praticavam a mumificação em vida, mudando a alimentação e praticando a meditação. As imagens das múmias e da morta-viva custariam a sair da mente de Yuri.

Também a história de Marli, uma mulher que fazia inúmeras promessas para engravidar, mas nunca teve sucesso. Quando soube da história de Maria, Marli descobrira mais uma santa para fazer promessa. Kathleen era a nova funcionária da limpeza do IML, que desejando conseguir dinheiro através de vídeos no TikTok não se conteve e enviou uma foto de Maria para seu namorado. A foto realmente viralizou, mas Kathleen foi condenada a 8 meses de serviços comunitários. Histórias que se cruzaram em torno da morte de Maria, que não venceu a morte, apenas fez um acordo com ela.

“Todas agradecem seu relato, a líder do grupo comenta que o medo é um sentimento compartilhado por muitas, senão todas, as mulheres presentes. Ela conta a história de como perdeu o controle sobre a própria vida, ficando só com uma cadeira de praia. Outras duas veteranas também expõem seus relatos.”

O conto A despencada, narra a história de uma escola que era administrada por freiras. A escola servia como internato para as noviças, e as crianças da escola vez ou outra encontravam com as religiosas. Porém, tudo mudou quando uma das noviças despencou do andar superior e caiu estatelada no pátio da escola bem na hora do recreio. Um misto de curiosidade e assombro tomou conta das crianças. O tempo não foi capaz de apagar essa tragédia, e o corpo da noviça ainda reverberaria por muito tempo depois nas mentes daquelas crianças.

No conto Pelúcia, acompanhamos uma reunião do Grupo de Apoio para Reflexões Obsessivas sobre Tatiana Assis, um grupo de apoio às mulheres que acreditavam serenamente que era Tatiana Assis, uma menina que havia desaparecido décadas atrás. Todas as mulheres acreditavam que eram de fato Tatiana, e essa crença havia se tornado um grave distúrbio.

“Mas eu ouço tudo e agora eu sei: eu também posso machucar o Caio. Eu posso até maar o Caio se quiser.”

Em Bonecos satânicos, hiperinflação e gated reverb, acompanhamos a história de uma mulher que, ao rever objetos antigos da casa de sua recem falecida mãe, encontra algumas fitas VHS. Entre as fitas está uma gravação de um de seus aniversários, quando ela era criança, em um sítio. Logo, a memória dos parentes distantes é atropelada pela lembrança de seu primo mais velho Caio. Entre o desejo de reencontrá-lo e antigas e tenebrosas lembranças daquele tempo, a mulher decide deixar as piores memórias do passado para trás.

No conto As três vezes de Márcia, acompanhamos uma mulher chamada Márcia, que durante três vezes durante sua vida experienciou sensações indescritíveis quando ouviu uma música específica. Na juventude, na idade adulta e na velhice, Márcia sentiu o prazer extracorpóreo, metafísico, que aquele som proporcionava. Tudo estava ligado à sua vida, e ela não entendia bem o porquê.

“Foi tomada por aquele penetrar intenso, como se os sons se esgueirassem por cada fresta entre as células. A música parecia feita de ar, ao mesmo tempo carinho delicado de brisa e violência de rodamoinho. Nesse abraço gasoso, Márcia se deixou dissipar. Sopro. Suspiro. Gemido.”

No conto final: Magic Help, a diarista Raíssa entra em um novo apartamento para executar uma faxina contratada. Como era sua mania, Raíssa começou a analisar os objetos do apartamento para tentar traçar a personalidade de sua moradora. Aos poucos foi se envolvendo com a vida de Andressa, a moradora do apartamento. Raíssa achou um caderno onde Andressa escrevia histórias. A vida de Raíssa passa a se modificar pelo que ela lê no caderno de Andressa. E ela já não sabe mais se vive dentro daquela história, ou fora do caderno. Raíssa perdeu o sentido de realidade e já não sabia mais o que era verdade.

Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify

Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.

Compre na Amazon

Para mais resenhas como essa, acesse: Resumo de Livro

Até a próxima!