Dragão Vermelho

Título: Dragão Vermelho
Autor: Thomas Harris
Editora: BestBolso
Páginas: 381

Resumo do livro Dragão Vermelho

Thomas Harris é um escritor e roteirista americano que ficou internacionalmente famoso pelo seus livros de suspense e ação e também pelo seu personagem mais famoso: Hannibal Lecter. Esse é o primeiro livro da trilogia, e o suspense acompanha o leitor do início ao fim.

Dragão Vermelho– História

Acompanhamos a vida de Will Graham, um ex-detetive criminal que após um acidente de trabalho resolveu morar no litoral com a sua esposa Molly e seu enteado Willy. Vivia uma vida descansada e finalmente conseguiu tirar de seus sonhos as imagens das inúmeras pessoas mortas, mutiladas e desfiguradas pelas quais teve que lidar durante toda a sua vida. Mas a sua tranquilidade foi sacudida quando o investigador Crawford o chamou para ajudar na captura de um novo serial killer.

“Mesmo no ápice do seu prazer, lamentou ver que no desenrolar do filme ele havia perdido a graça e a elegância de movimentos, retorcendo-se como um porco com o traseiro virado descuidadamente para a câmera. Não houve pausas dramáticas, nenhuma sensação de paz ou clímax, apenas uma exaltação brutal.”

O assassino matou duas famílias em cidades diferentes, mas da mesma forma: matou primeiramente os animais de estimação, entrou na casa na calada da noite, matou com crueldade os homens e as crianças e depois abusou das mulheres antes de matá-las. Até esse momento, o livro nada fala sobre o assassino, mantendo o suspense. Então, Graham foi confrontado com o seu pior pesadelo.

Para tentar encontrar as minúcias das pistas e da mente do assassino, Graham foi levado a fazer algumas perguntas para o maior serial killer conhecido, Dr. Hannibal Lecter. Lecter estava na prisão de segurança máxima depois que Graham conseguiu capturá-lo anos antes. A mente genial e psicopata de Lecter fez a sua primeira aparição na trilogia e o jogo mental que fez com Graham invalidou qualquer tipo de resposta sobre o assassino.

“Agora estava no furgão de D. Reconheceu as ressonâncias. O furgão estava em movimento. O medo apossou-se dela. Seu instinto mandou-a ficar calada, mas os vapores estavam em sua garganta: clorofórmio e gasolina. Vomitou contra a mordaça.”

O desenrolar da história é surpreendente no momento em que acompanhamos também a vida de Francis Dolarhyde, um homem com o rosto deformado de nascimento que, depois de uma infância extremamente solitária e abusiva, criou um personagem chamado Dragão Vermelho, retirado de um quadro. A violência dos atos praticados com suas vítimas era atrelada ao sadismo de sua prática sexual com as mulheres que matava. Dolarhyde trabalhava em uma produtora de vídeos e assim conheceu Reba McClane, uma funcionária da mesma empresa, cega, que acabou se apaixonando por ele.

Dragão Vermelho– Conclusão

Os ingredientes para um grande livro estão postos. Graham conseguiu seguir uma pequena pista e chegar no local em que Dolarhyde trabalhava no momento em que ele sequestrava Reba para matá-la em sua casa. Ao chegar ao local da explosão, Graham descobriu que Reba saiu ilesa, mas um fêmur e alguns outros ossos confirmaram que o Dragão Vermelho morreu. Será? Graham retornou para casa junto de Molly e Willy, e pensou que sua vida voltaria ao normal quando os dentes amarelos de Dolarhyde apareceram em sua frente próximo à sua casa. Após desfigurar o rosto de Graham, finalmente o Dragão Vermelho sucumbiu aos seis tiros no rosto que Molly desferiu, sem piedade.

Mas esse suspense eletrizante é apenas a primeira parte dessa história.

A trilogia completa você acompanha aqui:

Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook,Youtube e Spotify

Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.

Compre naAmazon

Até a próxima!