Título: Édipo Rei
Autor: Sófocles
Editora: Zahar
Páginas: 128
Resumo do livro Édipo Rei
Sófocles foi um dramaturgo grego e um dos mais importantes escritores de tragédia da Grécia Antiga. Viveu no apogeu da cultura helênica e por quase 50 anos foi o mais celebrado dos dramaturgos nos concursos dramáticos da cidade-estado de Atenas. Sófocles competiu em cerca de 30 concursos, venceu 24 deles e, segundo fontes da época, nunca ficou abaixo do segundo lugar. Em suas tragédias, ele mostra dois tipos principais de sofrimentos: o que decorre do excesso de paixão e o que é consequência de um acontecimento acidental (destino). Sófocles inovou o teatro grego ao reduzir a importância do coro, relegando-o ao papel de observador do drama que se desenrola à sua frente. Édipo Rei é a primeira obra da Trilogia Tebana e foi escrita em 427 a.C.
“De que serve afligir-se em meios de terrores, se o homem vive à lei do acaso, e se nada pode prever ou pressentir! O mais acertado é abandonar-se ao destino. A ideia de que profanarás o leito de tua mãe te aflige; mas tem havido quem tal faça em sonhos…O único meio de conseguir a tranquilidade de espírito consiste em não dar importância a tais temores.”
Édipo Rei – História
A obra conta a história de Édipo, rei de Tebas, que ao ver que a cidade sofria com doenças e mortes mandou um mensageiro ao oráculo para que os deuses se pronunciassem sobre a cura dos males. Os deuses responderam que enquanto o assassino de Laio, o antigo Rei, ainda estivesse vivendo em Tebas, os males permaneceriam. Édipo ordenou que aquele que soubesse o paradeiro do assassino, que o levasse ao palácio para que este fosse exilado ou morto.
Mas Édipo carregava consigo uma antiga profecia: de que mataria seu pai e profanaria o leito deste ao casar com a mãe. Como cresceu no lar de Políbio em Corinto, logo jovem fugiu de casa para evitar esse funesto destino. Contudo, uma nova informação trazida por um mensageiro e um velho cego adivinho, mudaram completamente a história.
“Apolo, conforme deves ter sabido por meus emissários, declarou a nossos mensageiros que só nos libertaremos do flagelo que nos maltrata se os assassinos de Laio forem descobertos nesta cidade, e mortos ou desterrados.”
Édipo nasceu no berço real de Tebas, sendo filho de Laio e Jocasta. Como carregava essa profecia, os pais de Édipo o colocaram em uma caverna para que morresse. Um velho pastor de ovelhas achou a criança e a levou para Corinto, para ser criada em casa de Políbio. Já na fase adulta, após uma briga em Corinto, Édipo saiu pela estrada e encontrou com a comitiva real de Tebas. Em um momento de fúria matou Laio, sem saber que o mesmo era Rei de Tebas e muito menos seu pai. Após esse incidente ele se mudou para Tebas, tomou por esposa a Rainha (e sua mãe) Jocasta, e teve com ela quatro filhos.
Ao descobrir a verdade, Édipo foi tomado por um terror enorme. Ao procurar por Jocasta dentro do palácio, descobriu que ela havia se enforcado e seu pânico aumentou. Tomado por um impulso de ódio e pavor, Édipo arrancou seus olhos e desejou a morte. Creonte, irmão de Jocasta, conseguiu segurar o ímpeto de Édipo e o levou para o palácio, junto aos filhos.
Édipo Rei – Conclusão
“Não quero mais ser testemunha de minhas desgraças, nem de meus crimes! Na treva, agora, não mais verei aqueles a quem nunca deveria ter visto, nem reconhecerei aqueles que não quero reconhecer!”
É uma obra tão importante de significados que Aristóteles considerou esta como o melhor exemplo da tragédia grega. Freud se baseou na história de Édipo para cunhar o termo Complexo de Édipo. E é realmente um texto surpreendente. Não saber da verdade salvaria Édipo, mas como é possível viver na mentira por tanto tempo? Não ver mais o mundo foi a solução encontrada por Édipo para fugir de sua vergonha. Mas a história não termina aqui. Na continuação da trilogia, Édipo se exilou em Colono e seus filhos se tornaram mais presentes em sua vida. Não perca a continuação da Trilogia Tebana.
Há uma adaptação cinematográfica do livro, de 1968, com a direção de Pier Paolo Pasolini, chamada Édipo Rei.
A Trilogia Tebana completa você encontra aqui:
Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify
Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.
Compre na Amazon
Até a próxima!
Pingback: Resumo: Antígona | Sófocles - Resumo de Livro