Título: Fundação e Império
Autor: Isaac Asimov
Editora: Aleph
Páginas: 244
Resumo do livro Fundação e Império
A grandiosa saga pelo espaço, de Isaac Asimov, continua. No segundo livro da trilogia começamos com a aparição do Império Galáctico. Um império que depois de 3 crises Seldon havia encolhido, mas nem por isso deixou de ser gigantesco, apesar de sua decadência tecnológica.
Fundação e Império – História
Conhecemos Bel Riose, um comandante novato de esquadra do império, que em busca de reconhecimento e de glórias militares, empreendeu uma jornada até a fronteira do império para averiguar a veracidade dos fatos sobre mágicos que possuiam tecnologias impensadas, e de comerciantes selvagens que propagavam essa tecnologia mágica pelos povos bárbaros.
A Fundação, nesta época, se tornara um mundo comerciante. Depois da tomada de poder por Mallow, a Fundação passou a viver do comércio com os planetas vizinhos. Basicamente, vendiam as maravilhas tecnológicas produzidas pelos seus cientistas através da utilização de tecnologia nuclear. Conhecemos Lathan Devers, um comerciante da Fundação que foi capturado pelas forças do império. Ele na verdade era um informante para descobrir o que o Império queria com a Fundação. Após descobrir que Bel Riose queria declarar guerra contra seu planeta, Devers fugiu através do hiperespaço. Através de um grande jogo de corrupção, suborno e espionagem, o velho imperador Cleon II foi deposto e a paz novamente reinou no espaço.
“E, no centro de um aglomerado aberto de dez mil estrelas, cuja luz rasgava em pedaços a fraca escuridão ao redor, circulava o imenso planeta imperial, Trantor. Mas ele era mais que um planeta; era a pulsação viva de um império de vinte milhões de sistemas estelares. Ele tinha apenas uma função, administração; um propósito, governo; e um bem manufaturado, a lei.”
Após um salto temporal, somos levados a um desdobramento impressionante de toda a história até o momento. Estamos na Fundação, e o planeta se tornou exatamente uma cópia do Império. Um mundo burocrático, com um déspota no comando, e uma linha sucessória baseada na hereditariedade: tudo o que Seldon apontava como as causas da queda do Império. E diante dessa fragilidade organizacional e de uma paz espacial que amoleceu outros planetas, um novo perigo surgiu: o Mulo. Um mutante capaz de dominar homens e planetas através de controle de emoções. Em seus inimigos ele incultava amor e servidão, em seus aliados, medo e respeito. Ele não fazia aparições, não fazia discursos, e quase ninguém o via. E um por um os planetas vizinhos à Fundação caíram. Todos sem luta.
“Os gordos, com seu dinheiro, arruínam a Fundação, ao passo que os bravos comerciantes ocultam sua pobreza em mundos arruinados como Refúgio. É uma desgraça para Seldon, como se lhe cuspissem na cara.”
Então somos levados por Toran e Bayta, cidadãos da Fundação recém casados; Ebling Miss, um dos últimos cientistas da Fundação; e Magnífico, o antigo bobo da corte de Mulo, por uma aventura épica. A Fundação caiu em poucas horas, e o grupo conseguiu fugir por pouco. Estavam em Refúgio, um planeta comerciante, quando Mulo atacou novamente, e novamente eles conseguiram fugir por pouco. Seu destino: a Segunda Fundação.
Fundação e Império – Conclusão
Ebling Miss explicou que quando da criação da Primeira Fundação, Hari Seldon também criou uma segunda, na borda externa oposta à primeira, e que teria um objetivo muito importante na história do espaço. Com o objetivo de descobrir mais sobre esse planeta, o grupo incomum retornou a Trantor, o planeta do Império, e descobriram que apenas as ruínas sobraram, e que um decrépito imperador ainda resistia.
Com Mulo mais próximo do que eles imaginavam, o desfecho da segunda parte da saga Fundação é inimaginável. A busca pela Segunda Fundação havia apenas começado.
Toda a saga da Trilogia Fundação você encontra aqui:
Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify
Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.
Compre na Amazon
Para mais resenhas como essa, acesse: Resumo de Livro
Até a próxima!