Título: Hannibal
Autor: Thomas Harris
Editora: BestBolso
Páginas: 445
Resumo do livro Hannibal
A conclusão sensacional da história de Hannibal Lecter e Clarice Starling. Um livro cheio de reviravoltas e de muita ação. Novamente, assistir ao filme antes de ler o livro ajudou na imaginação das cenas e dos personagens. Ao invés de me sentir aprisionado ao Hannibal de Anthony Hopkins, me senti livre para imaginá-lo falando e interagindo dentro da história. O livro segue o enredo do filme até o final, mas o final do livro, na minha opinião é muito melhor. Apesar dos outros dois livros serem histórias fechadas, vale a pena relembrar a história até aqui. (Dragão Vermelho e O Silêncio dos Inocentes).
Hannibal – História
Começamos com a agente Starling 7 anos após a captura de Jame Gumb, o serial killer que havia sequestrado a filha de uma senadora. Agora, Starling era cada vez menos chamada para a ação. Ela era utilizada apenas em situações extremas, como a que se apresentava: a captura da chefe do tráfico de drogas da cidade, que vivia rodeada de capangas extremamente violentos e altamente armados. O desfecho da ação são cinco policiais mortos, além da mafiosa. Não bastasse as mortes dos colegas, Starling teve que responder porque atirou contra uma mulher que carregava um bebê no colo, mesmo que essa mulher estivesse portando na outra mão uma metralhadora. Starling perdeu suas credenciais e sua arma do FBI e foi colocada de licença forçada. Seu mundo estaria desabando se uma carta de Hannibal Lecter não a colocasse de volta ao jogo.
“Starling está só de meias, calcinha e um .38 especial com percursor blindado fixo num coldre de tornozelo. Há hematomas lívidos nas suas costas, nas costelas, e uma abrasão no cotovelo. O olho e a bochecha do lado direito estão inchados.”
Somos levados à Florença, onde o novo curador do museu da cidade passaria por uma sabatina. O novo curador. Sr. Fell, dominava o latim e o italiano antigo, além de ser um alto conhecedor da arte italiana medieval. Um homem acima de qualquer suspeita, a não ser pelo repentino desaparecimento do antigo curador. Rinaldo Pazzi, detetive italiano, estava investigando o caso e, por acaso, descobriu a verdadeira identidade do Dr. Fell: ele era, na verdade, Hannibal Lecter, procurado pelo FBI e com uma recompensa milionária oferecida por Mason Verger.
O caso de Verger e Lecter fazia parte das memórias dos dois. Paciente de Lecter, Verger possuía um desejo extremo pelo Doutor. O ápice se deu na mansão de Mason, mas Lecter o drogou e o induziu a fatiar o rosto com um pedaço do espelho e dar de comer aos seus cães. Durante todo o espetáculo mórbido, Lecter apenas ria, deleitando-se com a sordidez da cena. Verger milagrosamente sobreviveu e não passava de um monstro sem rosto preso a uma cama. Mas com dinheiro, Verger acreditava que podia comprar tudo e todos para se vingar de Lecter.
“Mason Verger, sem nariz e sem lábios, sem tecido mole sobre o rosto, era todo dentes, como uma criatura do oceano profundíssimo. Habituados como estamos às máscaras, o choque de vê-lo é retardado.”
Rinaldo Pazzi tentou capturar Lecter em Florença, mas falhou e acabou pendurado pelas tripas na praça da cidade. Lecter decidiu fugir e voltou para Maryland, a poucas quadras da mansão de Verger. Ao mesmo tempo, Clarice passou por momentos de grande introspecção, principalmente ao descobrir que estava sendo traída pelo próprio chefe do FBI. Clarice tentou, então, entrar na cabeça de Lecter e supõs que os gostos extravagantes acabariam por desmascará-lo. Os capangas de Verger conseguiram capturar Lecter, mas no momento em que ele teria os pés comidos pelos porcos, a arma de Clarice voltou a funcionar, e num arranjo improvável ela salvou Lecter de Verger. Ela foi atingida e ficou sob os cuidados de Hannibal.
Hannibal – Conclusão
E o final do livro se afasta do filme. No filme, Lecter fugiu sozinho após decepar a própria mão presa à Clarice. No livro, Lecter passou a cuidar dos ferimentos de Clarice e a tratá-la como um cavalheiro que era. Os gostos refinados, o amor pela boa cozinha, o apreço ao um bom vinho, e a estranha proximidade entre as trajetórias de Clarice e Hannibal criou nos dois uma relação de complemento mútuo. Foram vistos pela última vez, juntos em uma ópera na Argentina. Ele, após a terceira plástica, e ela com os cabelos descoloridos em um vestido longo vermelho. Mas como o próprio autor fala: “Só podemos ficar sabendo até certo ponto, e sobreviver.”
“Para Lecter o ar era pintado com perfumes tão distintos e vívidos quanto cores, e era capaz de identificá-los em camadas como se fossem veladuras num quadro. Algumas vezes o Dr. Lecter tinha a ilusão de que podia sentir cheiro com as mãos, os braços e as bochechas, que o odor o envolvia. Que podia sentir cheiro com o rosto e o coração.”
A trilogia completa você acompanha aqui:
Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify
Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.
Compre na Amazon
Até a próxima!