Título: Hora Zero
Autor: Agatha Christie
Editora: Record
Páginas: 159
Resumo do livro Hora Zero
Mais um grande suspense policial de Agatha Christie. Nesta obra, o principal detetive é o Superintendente Battle, um dos famosos personagens da autora. Battle, diferentemente de Miss Marple e Hercule Poirot, tem como principal característica o método de investigação. Para ele, todos são suspeitos e as provas irrefutáveis indicam e entregam o culpado pelo crime. Ele não dá espaço para conversas que fogem ao assunto principal e a sua astúcia investigativa o leva sempre para o caminho da solução.
“A fim de alcançar o propósito, o plano estava sendo cuidadosamente traçado no papel. Cada possibilidade e cada eventualidade estavam sendo consideradas. Tinha que ser absolutamente seguro. O esquema, como todo bom esquema, não estava completamente estabelecido. Contudo, as parte principais estavam claras e haviam sido cuidadosamente testadas. A hora … o lugar … a maneira … a vítima …”
Os personagens da trama vão sendo pouco a pouco desnudados. Primeiro Neville Strange e sua segunda esposa Kay. Ele esportista famoso na Inglaterra, e ela uma jovem fútil atrás de grana. Além disso, há Ted Lartimer, amigo pessoal de Kay que acompanhava o casal para todo lado, um tipo bon vivant que adorava gastar o dinheiro de suas companheiras. Neville organizou uma viagem tradicional à casa de Lady Tressilian, uma rica idosa que passava os últimos dias de vida em sua mansão no interior da Inglaterra. A viagem seria tranquila, como todo ano, mas dessa vez a ex-esposa de Neville, Audrey estaria durante o mesmo período na casa de Lady Tressilian.
Não bastasse esse cenário, o enteado de Tressilian, Thomas Royde, estava de visita depois de mais de 10 anos morando na Malásia. Além disso, Mary a governanta, cuidava dos empregados que se restringiam à uma cozinheira, uma copeira, Hurstall, o mordomo, e Barrett a cuidadora de Lady Tressilian.
“Às vezes fico imaginando o que se passa por trás da sua fisionomia impassível. Uma vez ou outra, sinto que existe uma emoção forte. Mas não sei bem qual é. Sei apenas que ela não é normal. Há algo estranho, e isto me preocupa. Alguma coisa no ambiente daquela casa afeta as pessoas.”
Com todos em casa, o clima ficou extremamente pesado. Neville tentou a todo momento uma reaproximação com Audrey. Kay não suportava ver as cenas entre os dois e teve um acesso de raiva diante de todos. Thomas Royde mais parecia uma assombração, sempre pelos cantos fumando seu cachimbo e nunca revelando o motivo de sua visita. A inválida Lady Tressilian, mesmo sem sair da cama, acompanhava tudo o que se passava em sua casa e estava avessa ao reencontro de Audrey com Neville.
Então, o assassinato ocorreu: Lady Tressilian amanheceu morta com o crânio fraturado por um golpe muito forte. Foram encontrados na cena do crime: o terno de Neville, ao lado de seu taco de golfe sujo de sangue. Quando Battle foi chamado, todas as provas apontavam para Neville, que buscou provar sua inocência mesmo contra todas as evidências.
“O Superintendente Battle olhou aguçadamente para todos os rostos virados em sua direção. Ele os estava analisando de acordo com o seus próprios métodos. Se soubessem… certamente ficariam surpresos com seu julgamento: era uma visão severa e cheia de preconceitos. Apesar da lei considerar a pessoa inocente até prova em contrário, o Superintendente Battle sempre considerava toda e qualquer pessoa envolvida num caso de homicídio como um assassino em potencial.”
Mas, como o próprio Battle diz, o assassinato começou muito antes do ato em si. E toda a trama veio à tona quando um homem chamado MacWhirter contou uma breve história à Battle. MacWhirter tentou o suicídio no penhasco próxima à mansão de Lady Tressilian no verão anterior, mas como foi salvo, voltou ao mesmo lugar para analisar a sua vida depois dessa sobrevida que ganhou. Na mesma noite em que visitou o penhasco, MacWhirter viu uma sombra descendo pela janela lateral da mansão por uma corda. Depois de saber do assassinato, juntou as peças e conseguiu chegar à tempo para que uma injustiça não ocorresse.
Mas como nem sempre as evidências estão erradas, toda a organização assassina, bem como os motivos do assassino, foram descobertos por Battle. Final surpreendente. No estilo Agatha Christie.
“Quando os senhores leem o relato de um assassinato, ou mesmo um romance baseado num assassinato, normalmente ele começam com o próprio crime. No entanto, está tudo errado. O crime começa muito antes. Ele é o ponto culminante de várias circunstâncias diferentes, todas convergindo para um determinado momento e para um determinado local. O assassinato é o final da história, é a Hora Zero.”
De Agatha Christie já publicamos:
- O Misterioso Caso de Styles
- Cem Gramas de Centeio
- O Mistério dos Sete Relógios
- Morte no Nilo
- Um Brinde de Cianureto
- Assassinato no Expresso do Oriente
- A Mão Misteriosa
- Os Trabalhos de Hércules
- A Aventura do Pudim de Natal
- Um Corpo na Biblioteca
- A Maldição do Espelho
- Os Elefantes Não Esquecem
- O Natal de Poirot
Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify
Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.
Compre na Amazon
Até a próxima!