Laques

Platão

Título: Laques
Autor: Platão
Editora: Mimética
Páginas: 34

Resumo do livro Laques

Esse diálogo se encontra dentro do que convencionou-se chamar diálogos socráticos. São diálogos curtos onde Sócrates é o personagem principal e a discussão geralmente gira em torno da aprensão de algum conhecimento. Nesse diálogo, os interlocutores de Sócrates estão à procura da definição do conceito de coragem.

Laques – História

Lisímaco e Melésias estão reunidos observando seus filhos praticando esportes. Os dois lamentam o fato de nunca terem tido oportunidade na vida política de Atenas por questões familiares. Mas concordam em fazer o máximo possível para não cometerem o mesmo erro com seus filhos. Então, ele perguntam aos generais Nícias e Laques qual estudo ou qual tipo de vida era mais adequado para transformar seus filhos em homens de mérito. Os dois pais querem saber se devem ou não fazer com que seus filhos aprendam a hoplomaquia, a arte do manejo das armas e do combate. 

Nícias e Laques aceitam dar os conselhos solicitados, mas querem que Sócrates também participe da conversa. Habilmente, uma vez que estava diante de pessoas destacadas na sociedade ateniense, Sócrates pede que Nícias e Laques comecem. Nícias, então, afirma que existe vantagem em aprender a hoplomaquia, pois além de um excelente exercício físico, desenvolve a habilidade no combate e a coragem. Laques direciona o discurso para um lado diferente. Ele pergunta primeiro se a hoplomaquia é uma ciência, como a matemática. Sendo uma ciência, Laques pergunta se ela seria útil à sociedade. Ele dá o exemplo dos espartanos, afeitos às guerras, mas que desprezam a hoplomaquia. 

“Sócrates – Quem é corajoso não somente com relação à dor e ao medo, mas também forte contra os apetites e os prazeres, assim quando os enfrenta como quando foge deles. Há também, Laques, quem revela coragem nessas situções.”

Sócrates inicia sua participação dizendo que a opinião da maioria não importa, mas importa a opinião de quem conhece o assunto. Outro ponto importante que Sócrates levanta é que o debate que estava ocorrendo era sobre algo que tinha como finalidade aperfeiçoar a alma dos jovens, a coragem. E então Sócrates encaminha o diálogo para responder a pergunta: o que é a coragem?

Laques então diz que coragem é quando um soldado enfrenta o inimigo com firmeza sem fugir ou se esconder. Sócrates rebate essa definição dizendo que na guerra, às vezes é mais sábio recuar para preparar um novo ataque. E que, além disso, a coragem não se manifesta apenas na guerra. Ela pode ser percebida no mar, na vida política e diante de uma doença. Essa definição não é suficiente.

“Sócrates – E se alguém zombar de nós, por ir à escola na idade em que estamos, amparar-nos-emos na autoridade de Homero, quando afirma que a vergonha é ruim companheira de quem necessita.”

Laques retoma a palavra e diz agora que a coragem é algo belo e bom, pois a coragem é uma força da alma. Sócrates então diz que nem toda força é coragem. Diz ainda que a força pode vir acompanhada de prudência ou de insensatez, sendo uma definição incompleta pois apresenta duas definições possíveis, mas que são opostas em seus significados.

Nícias retoma o diálogo dizendo que coragem é um saber, que tem por objeto as coisas que se devem temer ou esperar. Sócrates descarta também essa definição, uma vez que médicos, agricultores e artesãos também sabem o que temer ou esperar, mas nem por isso todos são corajosos. Além disso, se coragem é um saber, os homens não deveriam dizer que existem animais corajosos, uma vez que o saber cabe somente à seres humanos racionais. 

Laques – Conclusão

Assim, o diálogo termina como todos os diálogos dessa fase de Platão. Não há uma resposta concreta acerca do que seja a coragem. Somente a definição do que ela não é. Sócrates deixa a lição de que devemos continuar a aprender sobre aquilo de que nada sabemos. Não há vergonha em reconhecer nossa pobreza de conhecimento e em aprender qualquer coisa com qualquer um que queira nos ensinar alguma coisa.

Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify

Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.

Compre na Amazon

Para mais resenhas como essa, acesse: Resumo de Livro

Até a próxima!