Moriarty
Moriarty

Moriarty

Moriarty1

Título: Moriarty
Autor: Anthony Horowitz
Editora: Record
Páginas: 348

Resumo do livro Moriarty

Anthony Horowitz é um escritor aclamado e foi contratado por Conan Doyle Estate e Orion Books, para escrever dois romances de Sherlock Holmes. A Casa da Seda foi publicado em novembro de 2011 e foi elogiada internacionalmente. A sequência, Moriarty, foi publicado com sucesso semelhante. Eu não tinha conhecimento desse autor e muito menos que as histórias envolvendo Sherlock Holmes continuavam a ser escritas.

Moriarty – História

No início, o leitor poderia supor que esse livro se trata de um spin-off das aventuras escritas por Conan Doyle. Acompanhamos o detetive particular americano, Frederik Chase, que estava atrás do criminoso internacional, Clarence Deverreux. Segundo informações, Deverreux teria se deslocado para a Londres para assumir o lugar de James Moriarty, uma vez que Moriarty havia morrido junto com Sherlock Holmes nas cataratas de Reichenbach. A história ainda conta com a atuação do detetive da Scotland Yard, e diversas vezes citado nos romances de Conan Doyle, Athelney Jones. Os dois se encontraram pela primeira vez diante do corpo morto de Moriarty.

“Choveram pedaços de tijolo e vidro sobre nós, e um cheiro de queimado permeava o ar. Olhei ao redor. Uma enorme nuvem de fumaça se elevava a partir da Scotland Yard. É claro! Que outro lugar poderia ter sido o alvo?”

O livro então leva o leitor a uma espécie de misto de sentimentos. Apesar da história ser boa, o fato de Jones possuir métodos parecidos com os de Holmes nos faz pensar que Jones é um outro Sherlock. Chase e Jones passaram a seguir as pistas que poderiam levar ao paradeiro de Deverreux. Com muito suspense policial, o autor sempre apresenta uma situação de ruptura com a linha de investigação. Quando o leitor pensa que os detetives pegarão o criminoso, algo ocorre que muda os rumos da história. O livro mantém o padrão das boas histórias policiais: suspense, uma pitada de violência e um vilão fugindo dos detetives.

“Eu ainda estava bastante atordoado pela sugestão, mas podia perceber que meu amigo Jones ardia de entusiasmo, como se estivesse prestes a alcançar algo que estivera buscando a vida inteira.”

Moriarty – Conclusão

Deverreux foi finalmente encontrado no escritório da legação americana em Londres. Como possuía imunidade internacional, Deverreux foi levado por Chase e Jones para a Scotland Yard e uma reviravolta surpreendente aconteceu. Algo que nenhum leitor esperaria que pudesse acontecer. Alguém nessa história estava mentindo, alguém não era quem dizia ser. E então o livro toma outro rumo com o verdadeiro criminoso sendo desvendado.

Ainda somos agraciados com um pequeno conto de Sherlock Holmes escrito por Horowitz, Os três monarcas. A história segue a forma de Conan Doyle e nos traz uma certa nostalgia por estar lendo algo inédito sobre o grande detetive.

Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify

Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.

Compre na Amazon

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *