Título: O Crime do Padre Amaro
Autor: Eça de Queiroz
Editora: L&PM Pocket
Páginas: 391
Resumo do livro O Crime do Padre Amaro
Eça de Queiroz foi um dos mais importantes escritores portugueses da história. Este livro foi publicado em 1875 e foi a primeira novela realista do autor, provocando polêmica, escândalo e revolta, sobretudo nos meios religiosos e na alta sociedade portuguesa. A escrita realista com descrições tão cruas de hipocrisia envolvendo o clero, a própria religião católica e a sociedade burguesa, chocaram o moralismo da época.
O Crime do Padre Amaro – História
O livro conta a história de Amaro, um recém ordenado padre que é transferido para a cidade de Leiria. Os conflitos entre o que aprendera no seminário e a prática religiosa da cidade, entre o celibato e seus desejos humanos, transformaram Amaro em um homem diferente daquele que chegou à Leiria.
“A sua figura amarelada e magrita pedia aquele destino recolhido: era já afeiçoado às coisas de capela, e o seu encanto era estar aninhado ao pé de mulheres, no calor das saias unidas, ouvindo falar de santas.”
Amaro ficou órfão ainda pequeno e a duquesa que tomava conta dele o prometeu ao seminário após os quinze anos. O período no seminário é descrito como um momento de uma intensa busca interior por parte de Amaro. Lá, ele teve a certeza de que a batina era sua segunda pele. Ao ser ordenado, foi enviado para uma cidade situada em uma serra, um ambiente inóspito e muito aquém de suas intenções enquanto padre. Finalmente, ele conseguiu uma transferência para Leiria.
Em Leiria ele ficou hospedado na casa de D. Josefa, e conheceu a sua sobrinha, Amélia. Foi então que o mundo de Amaro perdeu o eixo. Ele se apaixonou loucamente por Amélia, sofreu terrivelmente por desejá-la, passou noites em claro pedindo ao seu Deus que acolhesse os seus pecados mais tórridos. Os conflitos de Amaro fazem uma dura crítica aos dogmas da Igreja. Amaro se deparou com toda a podridão e corrupção do bispado, mas sentiu que não poderia levar a termo os seus desejos carnais. Para ele, uma total hipocrisia.
“Vira num relance Amélia, em saia branca, a desfazer o atacador do colete: estava junto do candeeiro e as mangas curtas, o decote da camisa deixavam ver os seus braços brancos, o seio delicioso.”
Amaro não conseguiu se conter dentro de sua batina, e com a retribuição de Amélia, nutriu uma intensa paixão pela menina. Consumaram o amor de ambos intensamente. Mas no momento em que esse amor gerou fruto, já que Amélia engravidou de Amaro, a paixão ficou de lado e Amaro voltou a prezar pela sua batina. Arranjou uma forma de Amélia sair da cidade até o nascimento da criança, e quando o menino nasceu, arrumou uma cuidadora que na primeira oportunidade matou a criança. Amaro então fugiu desses problemas e conseguiu com o bispo uma transferência para Lisboa. Amélia se tornou então apenas uma remota memória de pecados que nunca mais tornariam a vir à tona.
Amaro era um canalha! Um hipócrita! Esse livro é uma verdadeira crítica aos dogmas religiosos, não apenas da Igreja católica, mas de todas as seitas religiosas que impõem dogmas e cartilhas de conduta. O autor deixa claro que o poder da Igreja permite que seus sacerdotes estejam acima de qualquer lei ou costume, permite que eles façam o que bem entendem. Apesar de ter sido publicado no final do século XIX, ainda se mantém bem atual.
“Ao pé dela, muito fraco, muito langoroso, não lhe lembrava que era padre: o Sacerdócio, Deus, a Sé, o Pecado ficavam embaixo, longe; via-os muito esbastidos do alto do seu enlevo, como dum monte se vêem as casas desaparecer no nevoeiro dos vales; e só pensava então na doçura infinita de lhe dar um beijo na brancura do pescoço, ou mordiscar-lhe a orelhinha.”
O Crime do Padre Amaro – Conclusão
Pela história e pela crítica que faz, o livro é muito bom, mas é extremamente chato. Se você tem paciência de ler longas descrições de lugares e pessoas, conversas tolas e vazias, longos pensamentos que giram ao redor de nada para chegar a lugar nenhum, então esse livro é para você. Lá pela página 50 eu já não via a hora dele acabar. Fiquei até o final na esperança de que algo acontecesse com Amaro, mas me decepcionei profundamente.
Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify
Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.
O Crime do Padre Amaro
Até a próxima!