Título: O Médico e o Monstro
Autor: Robert Louis Stevenson
Editora: Saraiva
Páginas: 87
Resumo do livro O Médico e o Monstro
Robert Louis Stevenson foi um romancista, poeta e escritor de viagens escocês. Seus livros se caracterizam pelo estilo bem elaborado, pela rica imaginação, pela ação memorável e pelas situações de suspense descritas com maestria. O Médico e o Monstro é um de seus livros mais conhecidos.
O Médico e o Monstro – História
A história gira em torno do advogado Mr. Utterson, um homem de fisionomia austera, mas sempre requisitado pela sua amizade. Sempre frequentando os altos círculos da sociedade, tinha na classe médica seus mais antigos amigos, entre eles o renomado Dr. Henry Jekyll. A ojeriza sentida por Utterson ao ver uma criatura animalesca andando nas noites escuras de Londres dita o ritmo desse mistério. Ainda mais quando Utterson viu que aquele monstro vivia na mesma casa de seu amigo, Dr. Jekyll. Utterson descobriu que o nome da criatura era Edward Hyde.
“Ou será o mero transparecer de uma alma infame, que assim transfigura seu invólucro de barro? Ah, meu pobre e velho Henry Jekyll, se alguma vez li a assinatura de Satã sobre um rosto, foi sobre o de seu novo amigo.”
Os dias passavam em sua normalidade, até que um assassinato fez o tempo parar. Um alto lorde do parlamento foi morto brutalmente a pauladas, em sua casa. A única testemunha era a criada do lorde, que contou à polícia que o Sr. Edward Hyde foi o autor do assassinato. Ela havia visto Hyde e seu patrão conversando, quando em um rompante de fúria Hyde pegou um bastão e começou a desferir golpes no lorde.
Utterson então foi procurar por Jekyll, para saber do paradeiro de Hyde. Mas a surpresa de Utterson foi ainda maior quando foi informado pelo mordomo que o Dr. Jekyll estava recluso em seu laboratório e de lá não sairia para nada. As suspeitas de Utterson estavam aumentando, e chegaram ao ápice quando teve acesso a uma carta escrita por Hyde, que possuía uma caligrafia idêntica a de Jekyll.
“Jekyll tinha um interesse maior do qut o típico dos pais. Hyde, uma indiferença maior do que a ípica dos filhos. Unir-me a Jekyll significava abrir mão daqueles apetites com os quais eu há muito era indulgente em segredo e que ultimamente começara a mimar. Unir-me a Hyde significava abrir mão de mil interesses e aspirações, e me tornar, num único instante e para sempre, desprezado e sem amigos.”
As investigações de Utterson o levaram ao médico de Jekyll, Dr. Lanyon. Este confirmou as suspeitas de Utterson, mas disse que sua vida estava se esvaindo por causa da grande desilusão que Jekyll se tornara. Após sua morte, Utterson recebeu uma carta que confirmava as suspeitas do advogado. Jekyll sabia que Hyde era o assassino procurado e sabia o seu paradeiro. Utterson, com a ajuda dos criados de Jekyll, conseguiram entrar no laboratório, mas puderam apenas contemplar o corpo sem vida de Henry Jekyll.
Dias depois, Utterson recebeu uma carta póstuma de Jekyll, onde este explicava em pormenores a sua maldição. Mas o livro está longe de terminar por aqui.
“O tempo, contudo, por fim, começou a obliterar o receio a princípio tão nítido: os louvores da consciência começaram a se transformar em algo corriqueiro; comecei a ser torturado por espasmos violentos e desejos, como se Hyde lutasse por sua liberdade. Por fim, num momento de fraqueza moral, preparei e bebi a poção transformadora.”
O Médico e o Monstro – Conclusão
Como controlar nossas emoções, sem deixar transparecer que somos muitos em um corpo só? Acredito que seja esse o equilíbrio tão desejado por muitos. Esse livro trata bem disso: Jekyll tinha uma segunda personalidade, que se comportava completamente diferente dele, um renomado médico ocupante de uma posição de destaque na sociedade londrina. Sua segunda cara se chamava Hyde e possuía um desejo incontrolável de romper as barreiras das ações sensatas e corretas. Por fim, talvez escravo de seus desejos, Jekyll sucumbiu à Hyde.
Quantas vezes não tomamos decisões e depois nos arrependemos, ou ainda, tomamos certas posturas que não condizem conosco? Antes de buscar o equilíbrio entre nossas emoções, devemos ser honestos com nossos sentimentos. O homem é uma vontade servida por uma inteligência. E a inteligência trabalha como um freio para nossos apetites mais selvagens, mas monstros e demônios permeiam nosso subconsciente, essa é a verdade.
Indico a adaptação para o cinema Dr. Jekyll and Mr. Hyde, de 1931.
Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify
Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.
O Médico e o Monstro
Até a próxima!
Pingback: Resumo: A Ilha do Tesouro | Robert Louis Stevenson - Resumo de Livro