Título: O Mistério da Demolição
Autor: Eduardo Marchiori
Editora: Viseu
Páginas: 118
Resumo do livro O Mistério da Demolição
“Você já pensou em escrever um livro?” Essa pergunta foi feito pela D. Adelaide, professora de Português do Ensino Fundamental ao jovem Eduardo, um garoto que tinha, na época, apenas 12 anos. Eduardo nutria um gosto especial pela matéria. Aliado a essa provocação, Eduardo era um apaixonado pelos livros de aventura e mistério da coleção Vaga-Lume, da editora Ática. Juntando a fome com a vontade de comer, Eduardo decidiu colocar no papel suas primeiras aventuras.
Após 37 anos, Eduardo Marchiori finalmente lançou esse livro de aventuras, que conta a história de um grupo de amigos que resolveu se juntar para solucionar o caso intrigante do sumiço de crianças e do misterioso morador de uma casa em demolição. Estamos no início dos anos 1980, em uma pequena cidade do interior, como tantas pelo Brasil afora.
“A própria casa em demolição já fazia meses que estava interditada, sem que qualquer obra fosse realizada ali. O local foi desapropriado pela prefeitura para a construção de um centro de atendimento de saúde, mas a morosidade fez com que ficasse abandonado e não tardou a ser vandalizado.”
Acompanhamos a história de Edgar, um menino apaixonado por histórias de super heróis. E como todo garoto de sua idade, curioso, muito curioso. Um belo dia, ao passar em frente a uma casa abandonada que estava pronta para demolição, Edgar se surpreendeu ao ver que existiam luzes acesas na casa. O espanto foi ainda maior quando ele viu um pessoa mascarada na janela e ouviu um grito vindo da casa!
Como era de se esperar, sua mãe não deu muita bola para essa história. Edgar então juntou a sua turma: Valdete, Karen, Sônia, Aldo e Marcelina, para tentar desvendar o mistério da casa em demolição. Para piorar, foi noticiado que um garoto havia sido raptado e seu paradeiro era desconhecido.
“Porém, nas últimas páginas, Edgar viu uma lista de nomes. Do lado esquerdo da página, quatro comerciantes bastante conhecidos no bairro; do lado direito, doze nomes que o garoto não conseguiu identificar, exceto o primeiro: Leo Nonato. Era o nome da criança que havia desaparecido e cujo nome fora anunciado no jornal do dia anterior.”
A turma se organizou e conseguiu entrar na casa. Descobriram um monte de coisas que podiam ser usadas como provas, entre elas uma agenda que continha vários nomes em uma lista. Porém, o mais importante eles ainda não sabiam: quem era a figura misteriosa que habitava aquela casa e o que fazia ali. Conforme outras crianças iam desaparecendo, Edgar fez uma desagradável descoberta. Todas as crianças desaparecidas estavam na lista que estava na agenda que a turma encontrou na casa abandonada.
Como os nomes dos comerciantes do bairro também estavam na agenda, a turma decidiu investigar. Cada um do grupo ficou responsável por ‘interrogar’ cada um dos nomes que aparecia na agenda. E então, mais uma descoberta: Marcelina viu um homem mascarado se aproximar da casa. Ele usava a máscara do Demolidor!
“Mas já era muito tarde para voltar atrás. Tinham chegado até ali e não podiam desistir no meio do caminho, pois tudo o que já descobriram podia servir para auxiliar as autoridades, caso a situação ficasse mais complicada.”
Com o perigo aumentando, as crianças chegaram à conclusão que a melhor coisa a se fazer era tornar a agenda pública e ajudar nas investigações sobre o sumiço das crianças. Procuraram uma emissora de televisão e colocaram “a boca no trombone”. Mas ao colocar o rosto na TV para denunciar o bandido, Edgar também se mostrou, e agora o Demolidor sabia quem eram as crianças que estavam atrapalhando os seus negócios.
Então, as crianças decidiram colocar em prática uma última tentativa para capturar o bandido. Se organizaram e planejaram uma última investida à casa em demolição. Tudo pronto, todos à postos, teve início o plano perfeito e infalível. Eles só não contavam com a maldade e o sangue frio do bandido Demolidor. Logo, Edgar e sua turma descobriram que o plano talvez não fosse tão infalível e perfeito.
Uma história de tirar o fôlego!
Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify
Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.
O Mistério da Demolição
Até a próima!
Pingback: Resumo: Cronotrip - Uma Viagem Pelo Tempo | Eduardo Marchiori - Resumo de Livro