Título: Os Crimes ABC
Autor: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 247
Resumo do livro Os Crimes ABC
Os Crimes ABC é conhecido por sua trama engenhosa e reviravoltas surpreendentes, características típicas das obras de Agatha Christie. A autora é habilidosa em criar uma atmosfera de suspense e surpreender os leitores com revelações inesperadas no desenrolar da história. O livro é narrado pelo conhecido personagem Capitão Arthur Hastings. Ele encontra com o famoso detetive belga, e seu amigo, Hercule Poirot.
Os Crimes ABC – História
Poirot recebeu uma carta que o informava que haveria um assassinato na cidade de Andover, assinada com “ABC”. Sem muitas informações, Poirot e Hastings, dias depois, receberam a notícia de que a Sra. Ascher havia sido brutalmente assassinada com uma forte pancada na cabeça, dentro de seu estabelecimento. As suspeitas recaíram sobre o marido de Ascher, um bêbado que já havia ameaçado a pobre senhora. Mas para Poirot, não era tão simples assim, já que um guia ferroviário ABC foi deixado junto ao corpo. Passados alguns dias, Poirot recebeu outra carta.
Novamente assinada pelo assassino ABC, a carta informava a Poirot que a próxima morte ocorreria em Bexhill. Antes mesmo que a polícia tivesse tempo de se mobilizar, a jovem Elizabeth Barnard foi encontrada morta na praia, enforcada com o próprio cinto. Ao lado do corpo um guia ferroviário ABC. Poirot, agora, sabia que estava lidando com um assassino em série.
“Você me encara com um ar de devoção canina, e exige de mim um pronunciamento à la Sherlock Holmes! Agora falemos a verdade: Eu não sei como é o assassino, nem onde vive e nem como pôr as mãos nele.”
Ainda sem entender a ligação entre as mortes, Hastings e Poirot receberam a terceira carta. O assassinato agora ocorreria em Churston. Mesmo com a polícia mobilizada, Poirot recebeu a informação de que Sir Clarke havia sido morto com uma pancada na cabeça, e próximo ao corpo havia um guia ferroviário ABC. Poirot então fez uma conferência com todos os parentes e envolvidos nas três mortes, e algo já estava clareando em sua mente.
Em paralelo, acompanhamos a rotina de Alexander Bonaparte Cust, um homem que sofria de fortes dores de cabeça, um trauma adquirido na guerra. Como leitores, imaginamos que estamos acompanhando o verdadeiro assassino ABC, já que estas são as mesmas iniciais do nome de Alexander, e ele estava presente nas mesmas cidades dos assassinatos, nas mesmas datas. Mas nem tudo é o que parece. A quarta carta informou a Poirot que a próxima morte ocorreria em Doncaster. Toda a cidade parou, com medo de que alguém com o sobrenome iniciado com a letra D pudesse ser o próximo a morrer.
“Mademoiselle – disse Poirot – O que não percebe e o que eu não vejo talvez desse para encher um livro inteiro. Mas tudo isso não tem nenhum alcance prático. De importância prática é algo que não será fácil de descobrir.”
Alexander também estava em Doncaster e tirou uma pausa para ir ao cinema. quando retornou para o quarto, percebeu que estava com o paletó sujo de sangue. Com fortes dores na cabeça e sem saber direito o que estava fazendo, Alexander desmaiou em frente à delegacia. Em seu depoimento, Alexander confessou que estava nas cidades dos assassinatos quando estes ocorreram, mas não os tinha cometido. Poirot aproveitou o momento e utilizando sua inteligência desmascarou o verdadeiro assassino ABC.
Os Crimes ABC – Conclusão
“Desde o princípio me preocupei com o porquê desses crimes. Outro dia, Hastings me disse que o caso estava encerrado. Repliquei que o caso era o homem! O mistério não era o enigma desses assassinatos, mas sim o mistério do ABC. O motivo que o levara a cometer esses crimes. Por que ele me escolheu como seu adversário?”
Utilizando uma conversa simples, porém franca, Poirot conseguiu desvendar que o verdadeiro assassino era o irmão de Sir Clarke, Franklin Clarke. Para ficar com a herança do rico irmão, Franklin forjou uma falsa companhia de meias, contratou Alexander para ser o vendedor e podê-lo mandar para as cidades onde ocorreriam os assassinatos. Planejou tudo com os mínimos detalhes, mas não considerou em seu plano que Hercule Poirot seria mais inteligente que ele.
O livro é amplamente apreciado pelos fãs do gênero de mistério e é considerado um clássico da literatura policial. Se você gosta de enredos intrincados, personagens carismáticos e mistérios bem construídos, Os Crimes ABC pode ser uma excelente escolha de leitura.
Indico a série baseada no livro: The ABC Murders, de 2019.
De Agatha Christie já publicamos:
- O Misterioso Caso de Styles
- Cem Gramas de Centeio
- O Mistério dos Sete Relógios
- Morte no Nilo
- Um Brinde de Cianureto
- Assassinato no Expresso do Oriente
- A Mão Misteriosa
- Os Trabalhos de Hércules
- A Aventura do Pudim de Natal
- Um Corpo na Biblioteca
- A Maldição do Espelho
- Os Elefantes Não Esquecem
- O Natal de Poirot
- A Hora Zero
- E Não Sobrou Nenhum
Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify
Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.
Compre na Amazon
Para mais resenhas como essa, acesse: Resumo de Livro
Até a próxima!
Pingback: Resumo: Depois do Funeral | Agatha Christie - Resumo de Livro