Toda nudez será castigada
Toda nudez será castigada

Toda nudez será castigada

Toda nudez será castigada

TítuloToda nudez será castigada
Autor: Nelson Rodrigues
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 176

Resumo do livro Toda nudez será castigada

Nelson Rodrigues é considerado o mais influente dramaturgo do Brasil. Ao todo, escreveu dezessete peças teatrais, que podem ser divididas em três grupos: Peças Psicológicas, Pelas Míticas e Tragédias Cariocas. Toda nudez será castigada foi publicado em 1965 e está entre as principais peças do grupo Tragédias Cariocas. É uma “uma obsessão em três atos”, nas palavras do próprio autor. Assim como em outras obras, Nelson Rodrigues fala da hipocrisia das famílias tradicionais.

Toda nudez será castigada– História

Acompanhamos a história da família de Herculano. Homem com excelente reputação na sociedade carioca, bem casado, e rico. Seu filho Serginho é um adolescente casto e devotado à família, com um futuro brilhante bancado pelo pai. Ainda vivem com Herculano três tias solteiras, faladeiras e beatas. A peça começa  quando a esposa de Herculano morre. A viuvez de Herculano é acompanhada de uma promessa feita ao seu filho de que jamais se casaria novamente.

Entra em cena Patrício, irmão de Herculano. Endividado, Patrício estava de olho na fortuna de Herculano, e armou um encontro entre uma prostituta e seu irmão. Então somos apresentados à Geni. Uma prostituta que se envolvia com qualquer tipo de homem e tinha uma cisma de que morreria com um câncer no seio. Apesar da castidade e das promessas feitas, Herculano não foi páreo para a sensualidade e a luxúria de Geni. O irmão de Patrício se apaixonou perdidamente por Geni, com quem passou a dividir uma de suas casas para realizar seus desejos sexuais.

Mas a promessa feita à Serginho e a pressão das tias deram um nó na cabeça de Herculano. Patrício então armou uma cilada para o irmão, levando Serginho a ver de perto enquanto o pai e a prostituta tinham uma relação sexual em pleno jardim. Ao passo em que Herculano ficava acuado por Geni, que queria algo mais sério, suas tias também cobravam explicações. Serginho por sua parte ficou totalmente desiludido, e num ímpeto de fúria e desilusão acabou preso. Na cadeia, Serginho foi violentado por um bandido boliviano.

Toda nudez será castigada– Conclusão

No desenrolar da história, Serginho decidiu se vingar do pai. Para isso, cobrou Geni para que essa casasse com seu pai. E quando passasse a morar com a família no casarão, Serginho seria o seu amante, corneando o próprio pai. Trato feito, luxúrias e devassidão postas à mesa, Serginho ao final conseguiu a sua dupla vingança. Deixou que seu pai soubesse de seu caso com Geni. E deixando Geni de joelhos por seu amor, fugiu para a Europa com o seu amante, o ladrão boliviano que havia abusado sexualmente dele na cadeia.

Nelson Rodrigues nos apresenta um texto repleto de nuances. O leitor acompanha tudo pela ótica de Geni. É ela que começa o livro com uma gravação dizendo a Herculano que estava com um câncer no seio. A partir de então, essa gravação sempre retorna no enredo para mostrar ao leitor que os acontecimentos estão sob a ótica da prostituta. 

Além disso, cada personagem veste a máscara de um pecado. Geni é a luxúria. Patrício é a inveja. Serginho é a vingança, mas também podemos ver nele a superação de sua castidade e a descoberta de um novo Eu dentro de si. Herculano representa o Homem: que pretende ser bem visto socialmente, mas que no fundo é um devasso que pensa apenas em sexo. As tias de Herculano são a soberba e a hipocrisia. No início, fazem de tudo para manter as aparências, mas ao final, faze de tudo para mascarar a origem de Geni.

Uma história incrível e reveladora.

Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify

Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.

Compre na Amazon

Até a próxima!