Um Brinde de Cianureto
Um Brinde de Cianureto

Um Brinde de Cianureto

Um brinde de cianureto

TítuloUm Brinde de Cianureto
Autora: Agatha Christie
Editora: L&PM
Páginas: 246

Resumo do livro Um Brinde de Cianureto

Um Brinde de Cianureto conta com a presença do investigador Coronel Race. Esse, inclusive, é o quarto e último livro onde Race aparece. E o enredo é montado para trazer ao leitor, como é de costume de Agatha Christie, a impressão de que o assassino está a todo momento em cena. Inclusive os seus motivos parecem estar bem claros, mas o leitor não consegue decifrar os segredos e nem ver nas entrelinhas. E quando o crime é solucionado, a cabeça do leitor explode.

“Cianureto de potássio na taça de champanhe, um frasco de cianureto de potássio na bolsa dela. Gripe seguida de depressão.”

Um Brinde de Cianureto – História

Tudo começa com a morte de Rosemary Barton, uma mulher rica, bem casada, que durante a festa de seu aniversário morreu repentinamente na mesa do restaurante. Ao seu lado seis pessoas: seu marido George Barton; sua irmã Iris Marle; a governanta de sua casa Ruth Lessing; seu amigo Anthony Brown; o casal de amigos Stephen e Sandra Farraday. Os personagens estão à mesa, uma morte ocorreu. Contrariando o laudo médico, que apontou suicídio, George e Iris estão convencidos de que Rosemary Barton foi, na verdade, assassinada com uma dose de cianureto.

E as suspeitas de George aumentaram quando, seis meses depois, ele recebeu duas cartas anônimas dizendo que sua falecida esposa foi assassinada e que ela possuía um amante. Ao mesmo tempo, Iris descobriu algumas cartas secretas que mostraram Rosemary se comunicando com seu amante. A morte de Rosemary estava pacificada na sociedade, mas não para George e para Iris.

“As taças foram cheias muitas vezes. Aconteceu… durante o espetáculo das coristas. Havia muito barulho… era um desses shows de ritmos negros e todos nós estávamos assistimos. Ela caiu para frente, sobre a mesa, logo antes de as luzes se acenderem. Ela deve ter gemido… ou engasgado… mas ninguém ouviu nada. O médico disse que a morte havia sido praticamente instantânea.”

Então, George teve uma ideia brilhante: no aniversário de 1 ano da morte de Rosemary, ele chamou os mesmos convidados, reservou a mesma mesa do mesmo restaurante e arquitetou uma surpresa para pegar o assassino de sua falecida esposa. Mas algo saiu errado, e depois de uma apresentação de dança, ao brindar à memória de Rosemary, George Barton caiu morto envenenado por cianureto.

Race foi chamado por Anthony Brown, que na verdade era um policial disfarçado em missão secreta, para elucidar o caso. E nesse ponto o livro é magistral: todos são ouvidos, todos os passos dados depois da morte de Rosemary são refeitos e Race só tem uma certeza, todos tinham motivos de sobra para matar Rosemary e George Barton. Ciúme, amor passional, inveja, dinheiro, esses são os motivos.

“Você pensa que sua esposa cometeu suicídio. Não cometeu. Ela foi assassinada.”

Quem é o assassino? Quais seus motivos? Está tudo lá, diante do leitor. Um livro espetacular, com um final excelente.

Indico a adaptação Sparkling Cyanide, de 2003

De Agatha Christie já publicamos:

Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify

Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.

Um Brinde de Cianureto

Até a próxima!

5 comentários

  1. Pingback: Resumo: Morte no Nilo | Agatha Christie - Resumo de Livro

  2. Pingback: Resumo: A Maldição do Espelho | Agatha Christie - Resumo de Livro

  3. Pingback: Resumo: Os Elefantes Não Esquecem | Agatha Christie - Resumo de Livro

  4. Pingback: Resumo: Um Corpo na Biblioteca | Agatha Christie - Resumo de Livro

  5. Pingback: 5 livros para gostar de Agatha Christie - Resumo de Livro

Comentários estão encerrado.