Título: Um Passo Atrás
Autor: Henning Mankell
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 504
Resumo do livro Um Passo Atrás
Henning Mankell é um escritor sueco considerado um dos grandes autores policiais. Além de escritor, atuou também como diretor de teatro e publicou 40 livros traduzidos para 40 idiomas. Um de seus personagens mais famosos é o detetive sueco Kurt Wallander, protagonista de Um Passo Atrás.
Um Passo Atrás – História
Noite do solstício de verão na Suécia e um grupo de três jovens partiu para uma reserva ecológica para comemorar esse dia tão especial nos países nórdicos. Mas além de comidas e bebidas, esse jovens mantinham uma tradição: eles se fantasiavam com roupas de épocas antigas e brindavam a noite do solstício bebendo e ouvindo músicas antigas. Dessa vez algo estava diferente: um serial killer estava à espreita, escondido entre as árvores, esperando o momento certo para atacar.
“Ninguém disse nada. O silêncio confirmou a impressão de Wallander: não havia nenhuma lógica evidente naquele caso, nem uma forma simples de classificá-lo como um assalto, crime passional ou qualquer outra coisa.”
Os três jovens foram brutalmente assassinados, e seus corpos foram enterrados. O assassino roubou os passaportes e enviou cartões-postais de diferentes países da Europa para as famílias das vítimas, despistando o real paradeiro dos jovens. Logo após um policial ser morto dentro de seu apartamento com um tiro de espingarda na cabeça, os corpos dos três jovens foram descobertos, e a polícia tentava encontrar alguma razão para essas mortes.
O detetive Kurt Wallander foi colocado à frente da investigação e começou uma verdadeira caçada psicológica atrás do assassino. Tentando encontrar pistas ocultas no apartamento de seu amigo policial, Wallander descobriu que ele estava investigando o sumiço dos jovens por conta própria. Apesar das mortes não apresentarem nenhuma ligação, Wallander descobriu que elas estavam intimamente ligadas. E mais do que isso: foram praticadas pela mesma pessoa.
“Mais uma vez, Wallander leu suas anotações sobre o desaparecimento dos três jovens. Analisou os três cartões-postais. Sentiu novamente a sensação de que estava deixando escapar alguma coisa. Não conseguia adivinhar o que era. O que ele não estava conseguindo ver?”
Wallander continuou juntando pistas e cada vez mais se aproximava do assassino. Aliado a toda a tensão causada pela investigação, acompanhamos o declínio da saúde do detetive, que descobriu que estava com diabetes. A história permeia a investigação com momentos onde Wallander sofria com sua saúde, tornando o personagem mais humano. Todas as suas angústias e dúvidas trazem à história um tom de realidade. Wallander às vezes se mostrava perdido, sem encontrar motivos para continuar a procurar pelo assassino.
Um Passo Atrás – Conclusão
Apesar de soar bem clichê, ao se aproximar da identificação do assassino Wallander descobriu que ele era a próxima vítima. O embate final é cheio de tensão e suspense. O livro tem uma história muito bem escrita, que prende o leitor até a sua conclusão. Na minha opinião, ao mostrar os traços psicológicos de Wallander o autor consegue aproximar a história da realidade e a leitura se torna prazerosa.
“Ficou parado e respirou fundo algumas vezes. Ia ser um belo dia de final de verão. Só agora começava a tomar consciência da profunda tristeza que o consumia, que se originava tanto de sua genuína afeição quanto da lembrança de sua própria mortalidade. A morte passou perto dessa vez. Era diferente do que sentira quando seu pai morrera. Agora tinha medo.”
Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify
Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.
Um Passo Atrás
Até a próxima!