Diálogo Sobre a Amizade
Diálogo Sobre a Amizade

Diálogo Sobre a Amizade

Capa Diálogo sobre a amizade

Título: Diálogo sobre a Amizade 
Autor: Marcus Tullius Cícero
Editora: Cultura Moderna
Páginas: 98

Resumo do livro Diálogo sobre a Amizade

Marco Túlio Cícero foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. Foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga. Sua influência na língua latina foi tão imensa que acredita-se que toda a história subsequente da prosa, não apenas no latim como nas línguas europeias, seja ou uma reação a seu estilo ou uma tentativa de retornar a ele. Embora tenha sido um dotado orador e um advogado de sucesso Cícero acreditava que sua carreira política era sua conquista mais importante.

Diversos tratados, discursos e cartas foram preservados e inúmeros estudos são feitos sobre sua obra. Gerando ódios e paixões, é inegável a influência de Cícero na política, na oratória, na filosofia, na arte e até mesmo na astronomia. Durante seu exílio, imposto por Júlio César, Cícero se dedicou aos trabalhos escritos e data dessa época o Diálogo sobre a Amizade, escrito em 44 a.C. É importante entender o contexto da vida de Cícero, exilado, perseguido e no luto pela perda de sua filha para compreender as nuances desse texto.

“Por que aquele que mais confia de si próprio, que está tão bem guarnecido de sabedoria e virtude, que de nenhum necessita e creia ter todos os bens dentro de si mesmo, é o mais excelente e à propósito para procurar e conservar a amizade.”

Diálogo sobre a Amizade – História

Cícero escreve esse tratado para seu melhor amigo, Ático, com quem trocou cartas durante toda a sua vida, demonstrando uma amizade de rara devoção e afeição. O texto trás conselhos para uma vida virtuosa através da amizade e críticas importantes ao entendimento que certa parcela da sociedade romana da época tinha de amizade. A elite romana acreditava que uma amizade verdadeira era aquela baseada na troca de favores e ajuda mútua. Na contramão dessa prática, Cícero apresenta alguns conselhos valiosos sobre a amizade.

Primeiro ele faz uma distinção entre tipos de amizade. Os laços feitos por circunstâncias da vida e que terminam tão logo as situações mudam e aquelas que se tornam duradouras independente do tempo, da distância e das atribulações. Além disso, Cícero diz que somente pessoas boas podem se tornar amigos verdadeiros, pois aquilo que queremos para o outro retorna em igual medida para nós.

“Porque não somente a fortuna é cega, mas muitas vezes ela torna cegos àqueles a quem favorece. Tomam-se quase todos de arrogância e desdém: e nada é mais insuportável do que um asno protegido pela fortuna.”

Justamente por conta dessa última premissa, precisamos ter cuidado ao escolher os amigos, para não cair nas falsas amizades. Formar novas amizades, mas manter algumas antigas é outro conselho de Cícero. Talvez algumas amizades da juventude não façam mais sentido quando estivermos mais velhos, mas tenha certeza de que algumas amizades ainda guardam elos importantes com o seu passado.

Os verdadeiros amigos são francos, porém não são vulgares ou inconvenientes. Em troca da sua amizade têm apenas as suas próprias amizades para dar em troca. E partindo do príncipio estipulado por Cícero de que a amizade é um dos valores mais importantes de um Homem, ao lado da sabedoria e da temperança, quando um amigo oferece a sua amizade ele está oferecendo um dos seus bens mais preciosos.

“Entretanto duas coisas acusam a fraqueza e a leviandade de quase todos os homens: a arrogância na prosperidade e o abandono da infelicidade, ou melhor, desprezam-nos quando se acham numa situação feliz, ou nos abandonam quando nos encontramos em má situação.”

Diálogo sobre a Amizade – Conclusão

Em Diálogo sobre a Amizade, Cícero nos traz outros tantos conselhos para sermos melhores amigos e nos mostra qual é o verdadeiro valor da amizade. Uma vida vivida sem compartilhar os momentos, bons ou ruins, da vida é como conhecer a beleza do universo e não poder desfrutar dessa beleza. Amizades nascem dos encontros que a vida proporciona e permanecem no tempo enquanto durar a virtude do Homem. Cícero tem mais a nos dizer do que nunca.

Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify

Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.

Diálogo sobre a Amizade

Até a próxima!