Contos de Suspense e Terror
Contos de Suspense e Terror

Contos de Suspense e Terror

Contos de Suspense e Terror

Título: Contos de Suspense e Terror
Autor: Edgar Allan Poe
Editora: Martin Claret
Páginas: 217

Resumo do livro Contos de Suspense e Terror

Edgar Allan Poe é considerado o precursor das histórias do gênero ficção policial. Contudo, Poe é realmente conhecido por suas histórias que envolvem o mistério e o macabro. Esse livro é uma coletânea de alguns desses contos, onde encontramos não apenas histórias de terror, mas histórias que contam sobre os sentimentos mais profundos e sombrios do ser humano.

No conto “O Coração Delator” acompanhamos um homem que não conseguia suportar o olho cego do senhor de quem cuidava. Quando a situação tornou-se insustentável, ele não apenas matou, mas desmembrou o senhor e o enterrou sob as tábuas do quarto. Porém, o peso do assassinato se tornou forte demais e o assassino passou a ouvir os batimentos do coração do executado.

“Para a narrativa tão extravagante, porém tão despretensiosa, que estou prestes a escrever, não espero nem peço que deem crédito. Louco, na verdade, seria eu de esperar isso, num caso em que mesmo meus sentidos rejeitam sua própria evidência. Entretanto, louco não sou – e, com certeza, não estou sonhando. Mas amanhã morrerei e hoje preciso aliviar a alma.”

No clássico, “O Gato Preto“, Poe traz um conto sobre a psicologia da culpa. Após se tornar uma pessoa má, sem motivo aparente, o personagem matou o seu gato de estimação. Com o peso da culpa, ele encontrou outro muito parecido com o primeiro e o levou para casa. Mas a maldade presente no personagem não o abandonou e após matar a própria mulher, o gato preto se tornou o seu delator. Não sem razão, o gato preto da história chama-se Pluto, em referência ao Deus grego do Inferno.

No “Barril de Amontillado“, história que se passa na Itália durante o carnaval de um ano não especificado, o personagem chamado Montresor é um homem imbuído do desejo de vingança em relação a um homem que ele julga tê-lo ofendido. Como muitas das histórias de Poe, e mantendo a fascinação do século XIX pelo tema, a narrativa fala sobre uma pessoa sendo enterrada viva – no caso, por emparedamento. 

“Quem, uma centena de vezes, não cometeu um ato vil e estúpido, simplesmente por saber que não deveria? Não temos nós uma inclinação perpétua, contrariamente ao nosso melhor julgamento, de violar aquilo que é a Lei, simplesmente porque entendemos que é assim?

Em “O Poço e o Pêndulo“, a história se passa na Espanha no contexto da Inquisição. Conta a história de um homem julgado e condenado por inquisidores que após sentenciado, foi atirado em um calabouço e submetido a intensa tortura; tanto física quanto emocional e psicológica. O terror psicológico é intenso e o leitor menos acostumado com a narrativa de Poe pode até se sentir incomodado.

No conto “William Wilson“, novamente Poe traz um estudo sobre o psicológico. O conto sonda os limites da alma perdida do Homem. A convite de Poe, entramos dentro da alma corrompida de um homem doente, e compartilhamos com ele de sua maldade e decadência moral.

“Venceste, e eu me rendo. Porém, de agora em diante, também estás morto – morto para o Mundo, para o Céu e para a Esperança! Em mim é que existias – e, na minha morte, vê por esta imagem, que é a tua própria, quão irremediavelmente assassinaste a ti mesmo.”

Além desses contos, Contos de Suspense e Terror traz: “Metzengerstein“, “A Queda da Casa de Usher” e “O Enterro Prematuro“. Todos excelentes contos do incrível Edgar Allan Poe. 

Indico o filme The Pale Blue Eye, de 2023.

Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify

Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.

Contos de Suspense e Terror

Até a próxima!