O Agosto da Minha Vida
O Agosto da Minha Vida

O Agosto da Minha Vida

O agosto da minha vida

Título: O Agosto da Minha Vida
Autor: Artur Salles
Páginas: 111

Resumo do livro O Agosto da Minha Vida

Acompanhamos a vida de João José Afortunato de Jesus. Nascido em um mês de agosto, e por isso, supostamente azarado desde o nascimento. Morador da maravilhosa cidade de Salvador, na infância João era o mais novo de uma família com cerca de 30 primos. E por ser o caçula, sempre se metia em confusões e enrascadas, já que João queria sempre repetir as peripécias que os mais velhos faziam.

Na escola, João nunca foi um exemplo de aluno, e quando o final do ensino regular se aproximou, o monstro do vestibular ficou cada vez maior. Sonhando com a Psicologia, João bolou um plano quase infalível. Se aproximou do aluno mais inteligente da turma, também chamado João, e combinou que este se passaria por ele na prova do vestibular. Para selar o comprometimento de João, o aluno inteligente, João Afortunato o levou para uma experiência sexual com uma profissional do sexo. Após alguns dias, João viu seu plano ir por água abaixo quando ele e seu amigo desenvolveram uma terrível sífilis.

“Naquele momento, eu não sei dizer qual foi a maior frustração: a perda de quase toda a integralidade do meu capital ou o constrangimento de ser um fracassado diante de uma bela mulher que parecia ter um certo interesse em minha pessoa.”

Sobrava para João dois caminhos. Seguir os passos do pai, que fazia transporte de pessoas e de carga na madrugada ou manter a amizade com João até o próximo ano. Mas João Afortunato decidiu seguir um terceiro caminho: tentar ganhar dinheiro com especulações na bolsa de valores. João virou um trader! Vendendo os parcos objetos de valor que tinha, João conseguiu a incrível soma de dois mil reais. Seguindo as indicações da corretora, mas atento mesmo às curvas da secretária Carla, João apostou tudo no mercado de Opções. Sem conhecer o mercado financeiro, João tomou o primeiro tombo. Saiu com 500 reais. Não satisfeito com a derrota, apostou all-in nas ações do Banco Itaú. E é claro que tomou outro tombo financeiro. Dessa vez, perdeu tudo.

Mas João Afortunato, nascido no mês de agosto, para variar, não se deu por satisfeito. Com dicas quentes de um amigo, partiu para o maravilhoso mundo das apostas esportivas. E para piorar pegou dinheiro emprestado com a casa de aposta para fazer os primeiros jogos. Imaginando que seria um verdadeiro expert em esporte, João apostou. E dessa vez ganhou! Mas a fixação em Carla o levou a gastar tudo o que ganhou em um restaurante caro e um motel de luxo. Para repetir a dose pegou mais dinheiro emprestado com a casa de aposta. Porém, a sorte já havia abandonado João, e ele, além de perder o que tinha, ficou devendo à casa de aposta. E para piorar, sem dinheiro, o futuro com Carla simplesmente deixou de existir.

“Não parta sem pelo menos tentar. Você tem o direito de atenuar o sofrimento de viver de forma depressiva e desconectada, mas é importante levar consigo a certeza de que você fez tudo que podia.”

João se tornou taciturno, trancado o dia inteiro em seu quarto. Deixou de se exercitar, passou a se alimentar mal, remédios e pensamentos suicidas passaram a fazer parte de seu cotidiano. Como ele podia fazer tanta coisa errada de forma seguida em tão pouco tempo?  Entre bebedeiras e megalomanias, a mãe de João colocou um fim a essa vida. João iria trabalhar na kombi com o pai. Mas com o fracasso dessa tentativa, João voltou ao fundo do poço. O corpo avisava a João que ele não estava preparado para as tarefas que se apresentavam. João sentia-se um inútil no mundo. Enveredou pelo universo das relações virtuais. Chegou a ter 3 namoradas ao mesmo tempo, mas logo se tocou de que, na verdade, não tinha ninguém.

Como se a vida de João não fosse difícil o suficiente, ele contraiu o Coronavírus. Ficou em coma induzido por 7 dias. Quando finalmente saiu do hospital, era apenas um leve vislumbre do João que havia entrado. Muito magro e à base de muitos remédios, João descobriu ao chegar em casa que os pais haviam se mudado para uma cidade menor, para tentar fugir do vírus letal. Sozinho, debilitado e abandonado, João entrou em colapso mental. A saída encontrada foi a janela de seu quarto que estava aberta. Milagre ou acaso, João caiu por sobre uma pilha de colchões que estavam sendo descarregados. A sorte de João havia mudado? Ou seria apenas obra do acaso? A história de João não termina por aqui.

“Eu havia passado quase trinta anos de minha vida buscando, por uma necessidade absurda de grandeza, o enriquecimento fácil por meio de atalhos ilusórios da vida”

Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify

Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.

O Agosto da Minha Vida

Até a próxima!