O Guia do Mochileiro da Galáxia – Volume 1
O Guia do Mochileiro da Galáxia – Volume 1

O Guia do Mochileiro da Galáxia – Volume 1

guia

Título: O Guia do Mochileiro da Galáxia – Volume 1
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro
Páginas: 156

Resumo do livro O Guia do Mochileiro da Galáxia – Volume 1

Douglas Adams foi um escritor e comediante britânico, famoso por ter escrito esquetes para a série televisiva Monty Python’s. Como escritor, também ficou mundialmente conhecido pela saga O Guia do Mochileiro da Galáxia. Misturando ficção científica, humor, crítica e aventura, a saga conta uma história do universo um pouco diferente das histórias clássicas do gênero.

“O outro motivo era que esse aparelho era na verdade o mais extraordinário livro jamais publicado pelas grandes editoras da Ursa Menor – O Guia do Mochileiro das Galáxias. O livro era publicado sob a forma de microcomponente eletrônico subméson porque, se fosse impresso de forma convencional, um mochileiro interestelar iria precisar de diversos prédios desconfortavlemente grandes para acomodar sua biblioteca.”

O Guia do Mochileiro da Galáxia – Volume 1 – História

Tudo começa no interior da Inglaterra. Arthur Dent, um cidadão comum, descobriu que o governo da localidade iria demolir sua casa para que uma importante rodovia pudesse passar. Descontente com a medida, Dent decide deitar em frente aos tratores para evitar a demolição. Ao mesmo tempo, perto dali, Ford Prefect recebeu um sinal em seu aparelho especial. O sinal dizia que o planeta Terra seria destruído pelos Vogons, para que uma importante rodovia espacial pudesse passar por ali.

Com a certeza da destruição da Terra, Ford Prefect, que na verdade era um alienígena que vivia na Terra há 15 anos disfarçado de ator desempregado, resolveu salvar o seu amigo Dent da morte certa. Sem muito tempo para explicar, Ford conseguiu no último minuto ser teletransportado, junto com Dent, para dentro da nave Vogon. Eles só não contavam que os Vogons eram seres que odiavam dar carona.

“O espaço é grande. Grande, mesmo. Não dá para acreditar o quanto ele é desmesuradamente inconcebivelmente estonteantemente grande. Você pode achar que da sua casa até a farmácia é longe, mas isso não é nada em comparação com o espaço.”

Entre fugas e percalços o improvável aconteceu. A nave Coração de Ouro calculou uma improbabilidade, salvando os amigos vindos da Terra. A nave Coração de Ouro era a mais avançada tecnologia em viagem espacial. Tinha como principal navegador o gerador de improbabilidade infinita, que calculava as improbabilidades dos acontecimentos. Quanto mais improvável, mais a certeza de iria acontecer. Dentro da nave, além de Ford Prefect e Arthur Dent, estavam: Trillian, a outra sobrevivente do planeta Terra, que havia fugido anos antes com Zaphod Beeblebrox.

Zaphod se tornara o Presidente do Governo Imperial Galáctico e a partir de então tinha um poder enorme em suas mãos. Por algum motivo que até mesmo ele desconhecia, Zaphod havia assumido o importante cargo somente para poder roubar a nave Coração de Ouro. Agora, de posse da nave, não sabia o que fazer com ela. E o terceiro tripulante era Marvin, um androide com depressão, que odiava a todos pela mediocridade de suas existências

“Curiosamente, há muito que os golfinhos sabiam da iminente destruição do planeta, e faziam de tudo para alertar a humanidade; porém suas tentativas de comunicação eram geralmente interpretadas como gestos lúdicos com o objetivo de rebater bolas ou pedir comida, e por isso eles acabaram desistindo e abandonaram a Terra por seus próprios meios antes que os Vogons chegassem.”

O Guia do Mochileiro da Galáxia – Volume 1 – Conclusão

A primeira parada da nave foi o longínquo planeta chamado Magrathea. Esse planeta era o responsável pela criação de todos os outros planetas, inclusive da extinta Terra. Lá o grupo de Arthur Dent descobriu que a Terra era, na verdade, um super computador que foi criado para poder elaborar a pergunta fundamental. É digno de lembrança que a resposta fundamental, para a questão da Vida, do Universo, e Tudo Mais, já existia. Era 42. Mas faltava saber qual era a pergunta fundamental que teria como resposta, 42. A Terra foi criada com esse propósito, e depois de milhares de anos, finalmente a pergunta seria revelada, não fosse a sua destruição pela nave Vogon.

Perseguidos pelos mesmos Vogons, sem contudo entenderem o porquê, Dent e seus estranhos companheiros fugiram para o restaurante no fim do universo. E é de lá que começa o segundo volume dessa trilogia de cinco livros.

A saga completa você encontra aqui:

Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify

Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.

Compre na Amazon

Até a próxima!

4 comentários

  1. Pingback: O Guia do Mochileiro da Galáxia - Volume 2 - Resumo de Livro

  2. Pingback: O Guia do Mochileiro da Galáxia - Volume 3 - Resumo de Livro

  3. Pingback: O Guia do Mochileiro da Galáxia - Volume 4 - Resumo de Livro

  4. Pingback: O Guia do Mochileiro da Galáxia - Volume 5 - Resumo de Livro

Comentários estão encerrado.