O Guia do Mochileiro da Galáxia – Volume 4
O Guia do Mochileiro da Galáxia – Volume 4

O Guia do Mochileiro da Galáxia – Volume 4

guia

Título: O Guia do Mochileiro da Galáxia – Volume 4
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro
Páginas: 142

Resumo do livro O Guia do Mochileiro da Galáxia – Volume 4

O Volume 4 da trilogia de cinco foca-se em Arthur Dent.

“O relatório do Censo, como a maioria das pesquisas, havia custado uma fortuna e não dizia nada que as pessoas já não soubessem – exceto que cada habitante da galáxia tem 2,4 pernas e possui uma hiena. Já que isso obviamente não era verdade, todo o resto acabou sendo descartado.”

O Guia do Mochileiro da Galáxia – Volume 4 – História

Inexplicavelmente, como muita coisa no livro, Arthur voltou para a Terra. Não sabia porque, e nem queria saber, mas a Terra estava no mesmo lugar e da mesma forma de antes de ser explodida pelos Vogons para dar lugar a uma auto estrada hiperespacial. De qualquer forma, Arthur ficou louco para voltar para sua casa e pegou carona com um cara que estava levando sua irmã, Fenchurch, para o hospício, pois ela dizia sem parar que a Terra seria explodida.

O autor para um pouco no tempo e mostra a rotina de Arthur tentando voltar ao normal, mas, apaixonado por Fenchurch, ele só conseguia se manter em confusões.

“A figura, o carro e a maçaneta estavam todos em um planeta chamado Terra, um mundo cuja definição no Guia do Mochileiro das Galáxias era composta por duas palavras: ‘Praticamente inofensiva’. O autor do verbete chama-se Ford Perfect, e ele estava, naquele exato momento, em um mundo nada inofensivo, sentado em um bar nada inofensivo, criando problemas de forma imprudente.”

Também de forma inexplicável, a única diferença nessa nova Terra era que os golfinhos desapareceram. Todos. Sem deixar vestígios. Arthur e Fenchurch foram em busca de um cara chamado Wonko, o São, que supostamente sabia porque os golfinhos haviam sumido. Assim, entrou em cena outro personagem esquisitão da saga.

Algumas peripécias depois, a história de Ford Prefect voltou a se desenrolar. Mas Ford tinha certeza que não sabia bem porque estava ali. Ford então lembrou a Arthur que o objetivo deles era ir para o planeta Preliumtarn, para observar a última mensagem que Deus deixou para a sua criação. Partiram para lá: Ford, Fenchurch e Arthur. Acabaram encontrando com Marvin, o androide paranoide, e puderam observar em todo o seu esplendor a última mensagem de Deus para a sua criação: “nos desculpamos pelo inconveniente”. Por incrível que possa parecer, todos se sentiram aliviados e realizados com a mensagem.

“O Guia do Mochileiro das Galáxias, em um momento de lucidez ponderada, o que é praticamente único em suas atuais cinco milhões, novecentos e setenta e cinco mil, quinhentas e nove páginas, diz o seguinte sobre os produtos da Companhia Cibernética de Sirius: é muito fácil não enxergar a sua inutilidade essencial devido à enorme realização que você sente ao conseguir finalmente fazer com que eles funcionem.”

O Guia do Mochileiro da Galáxia – Volume 4 – Conclusão

Mas a aventura não terminou, será que Arthur Dent descobrirá qual a Pergunta Fundamental para a Resposta para a Vida, o Universo e Tudo Mais que é 42?

Próxima parada: o épico final da saga!

O que será que os espera na continuação dessa aventura?

A saga completa você encontra aqui:

Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify

Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.

Compre na Amazon

Até a próxima!