O Guia do Mochileiro da Galáxia – Volume 2
O Guia do Mochileiro da Galáxia – Volume 2

O Guia do Mochileiro da Galáxia – Volume 2

guia

Título: O Guia do Mochileiro da Galáxia – Volume 2
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro
Páginas: 173

Resumo do livro O Guia do Mochileiro da Galáxia – Volume 2

A saga de Arthur Dent pelo espaço continua!

“O Guia do Mochileiro das Galáxias é um companheiro indispensável para todos aqueles que estão interessados em encontrar um sentido para a vida em um universo infinitamente complexo e confuso, pois, ainda que ele não possa de forma alguma ser útil e informativo em todas as questões, ele pelo menos alega, de forma tranquilizadora, que, onde ele está incorreto, ele pelo menos está muito incorreto. Em casos de total discrepância, é sempre a realidade que não pegou o jeito da coisa”

O Guia do Mochileiro da Galáxia – Volume 2 – História

O teletransporte comanda o segundo volume da série. Para começar, após serem atacados pelos Vogons e invocarem o falecido bisavó de Zaphod Beeblebrox, os cinco amigos foram separados: Trilian, Arthur e Ford ficaram na nave Coração de Ouro; Marvin e Zaphod foram enviados para Beta de Ursa Maior. Seguindo uma voz na cabeça de Zaphod, eles entraram na editora do Guia do Mochileiro das Galáxias à procura de um tal de Zarniwoop. Contudo, Zaphod continuava sendo procurado por toda a galáxia e dessa vez quem o perseguiu foi a patrulha de Frogstar. Após algumas reviravoltas, perseguições, explosões e uma cena hilária com Marvin, o androide paranoide, o prédio em que Zaphod estava foi inteiro retirado do chão e levado para o planeta Frogstar A.

“O Restaurante no Fim do Universo é um dos acontecimentos mais extraordinários em toda a história dos restaurantes. Foi construído a partir dos restos fragmentários de um planeta em ruínas que se encontra fechado em uma vasta bolha de tempo e projetado em direção ao futuro até o exato momento preciso do fim do Universo.”

Adams nos leva, então, para um planeta desértico. Abandonado por conta de um grande domo no centro no planeta chamado Vórtice da Perspectiva Total, capaz de matar qualquer forma de vida apenas mostrando sua insignificância diante da imensidão do universo. Zaphod foi levado ao Vórtice, mas incrivelmente sobreviveu, pois aquela era uma realidade paralela inventada por Zanirwoop, que finalmente apareceu e informou a Zaphod de sua honorável missão, além de colocar algumas dúvidas em sua mente: encontrar o homem que regia o universo.

A nave de Zaphod, com seus novos amigos, estava o tempo todo em seu bolso, reduzida. Diante de tantas dúvidas e com tanta fome, pediram ao computador da nave para serem levados o mais rápido possível à algum restaurante. E o grupo foi levado à um lugar espetacular: um restaurante que funcionava no exato momento em que o universo se extinguia, e que todos os dias, após o fim do universo, retornava para o momento anterior, para que no dia seguinte seus clientes pudessem acompanhar o fim do universo, de novo.

“A história de todas as grandes civilizações galácticas tende a atravessar três fases distintas e identificáveis – as da sobrevivência, da interrogação e da sofisticação, também conhecidas como as fases do como, do por quê e do aonde. Por exemplo, a primeira fase é caracterizada pela pergunta: ‘Como vamos poder comer?’. A segunda, pela pergunta ‘Por que comemos?’. E a terceira, pela pergunta ‘Onde vamos almoçar?'”

O Guia do Mochileiro da Galáxia – Volume 2 – Conclusão

As confusões foram tantas que eles se viram em uma nave negra que havia sido construída com um único propósito: chocar-se contra um sol durante um show de rock. Novamente, o teletransporte apareceu em cena e os cinco se salvaram milagrosamente. A sátira à humanidade continua, com uma sociedade com descrições que lembram muito o planeta Terra. Inclusive, Arthur e Ford foram enviados exatamente para o planeta Terra dois milhões de anos atrás, junto com uma nave repleta de trabalhadores de segunda classe que estavam fugindo de seu planeta condenado.

Arthur descobriu que aquelas pessoas completamente idiotas e burocráticas foram os antepassados dos seres humanos. Para piorar, os nativos do planeta Terra sabiam qual era a pergunta fundamental para a resposta fundamental, pergunta pela qual todo o Universo estava atrás. Uma pena que esse povo ainda não tinha desenvolvido a comunicação verbal, e entraria em extinção antes de conseguirem se comunicar.

A ironia maior fica por conta de um suposto salvador que apareceu alguns momentos antes do fim do universo, mas chegou atrasado para salvá-lo.

O que será que os espera na continuação dessa aventura?

A saga completa você encontra aqui:

Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify

Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.

Compre na Amazon

Até a próxima!

4 comentários

  1. Pingback: O Guia do Mochileiro da Galáxia - Volume 1 - Resumo de Livro

  2. Pingback: O Guia do Mochileiro da Galáxia - Volume 5 - Resumo de Livro

  3. Pingback: O Guia do Mochileiro da Galáxia - Volume 3 - Resumo de Livro

  4. Pingback: O Guia do Mochileiro da Galáxia - Volume 4 - Resumo de Livro

Comentários estão encerrado.