Sonho de uma Noite de Verão
Sonho de uma Noite de Verão

Sonho de uma Noite de Verão

Sonho de uma noite de verão

Título: Sonho de uma Noite de Verão
Autor: William Shakespeare
Editora: Principis
Páginas: 96

Resumo do livro Sonho de uma Noite de Verão

Acredita-se que essa comédia tenha sido escrita por Shakespeare em meados da década de 1590, junto com outras peças. Há alguns traços desse texto bem parecidos com o enredo de Romeu e Julieta: Egeu quer casar sua filha Hérmia à força com Demétrio, assim como Píramo e Tisbe acabam mortos por questões de amor, ainda que numa perspectiva cômica.

Sonho de uma Noite de Verão – História

A história começa com o Duque Teseu prestes a casar com Hipólita, mas antes ele precisava resolver um problema matrimonial. A filha de Egeu, Hérmia, foi prometida a Demétrio. Contudo, Hérmia amava Lisandro. Diante do impasse amoroso, Teseu lançou uma escolha à Hérmia: ou casava-se com Demétrio, como prometido pelo seu pai; ou convertia-se no altar de Diana e abandonava a companhia de homens para viver em solidão como freira.

“Hérmia – Assim crescer prefiro, meu bom lorde. Viver e perecer, a ver os sacros privilégios de minha mocidade em poder de um senhor, cujo aborrido jugo minha alma do íntimo repele.”

Decidida a viver com Lisandro, Hérmia combinou com este de fugir para Atenas. O encontro foi marcado para uma floresta próxima. Hérmia contou sua decisão à Helena, sua melhor amiga e apaixonada por Demétrio. Com o objetivo de ficar a sós com Demétrio na floresta, Helena contou o plano de Hérmia para ele e naquela noite, os dois casais de apaixonados se encontraram na floresta com a companhia de fadas e elfos.

O Rei dos Duendes, Oberon, armou com Puck, um elfo, um plano extraordinário envolvendo uma flor mágica, que faria com que qualquer pessoa se apaixonasse pelo primeiro ser que visse pela frente, fosse rato, cobra ou leão, com a intenção de pregar uma peça em Titânia, Rainha das Fadas. A confusão estava armada e Lisandro e Demétrio, ao acordar, se depararam com Helena e se apaixonaram por ela a ponto de marcarem um duelo para ver quem iria ficar com Helena, deixando Hérmia totalmente de lado.

“Helena – O amor não Vê com os olhos, mas com a mente; por isso é alado, e cego, e tão potente. Nunca deu provas de apurado gosto; cego e de asas: emblema de desgosto. Eterna criança: eis como é apelidado, por ser sempre na escolha malogrado.”

Quando tudo se resolveu e os encantos foram desfeitos, a paz voltou a reinar. Os desejos de Hérmia finalmente foram aceitos e restou aguardar o casamento de Teseu. Nesse momento, Shakespeare usa um artifício que também será utilizado em sua peça mais famosa, Hamlet, uma encenação de teatro dentro da peça. Um grupo de atores amadores decidiram encenar a peça ‘A mais lamentável comédia e a mais cruel morte de Píramo e Tisbe‘.

Nessa peça, Píramo e Tisbe estavam perdidamente apaixonados um pelo outro e estavam separados por um muro. Ao ouvir um barulho, Tisbe subiu em uma árvore para fugir de um leão, mas deixa cair seu véu. Píramo correu para socorrer sua amada, mas encontrou o leão despedaçando o véu de Tisbe. Não suportando a perda, se matou. Tisbe, ao ver todo o ocorrido, também se suicidou.

“Helena – Quando o rosto vos vejo, deixa a noite de ser noite; por isso, não presumo que seja noite agora. Nem me faltam mundos de companhia nestes bosques, por serdes para mim o mundo todo. Como, pois, se dirá que eu estou sozinha, se o mundo todo agora me contempla?”

Sonho de uma Noite de Verão – Conclusão

Os livros de Shakespeare possuem uma beleza na escrita diferente de tudo o que já li. Todos os sentidos e significados que esses textos possuem ultrapassam as páginas e me fazem olhar o mundo com outros olhos. Sem dúvida, o mundo fica mais bonito depois de ler Shakespeare.

De William Shakespeare já publicamos:

Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify

Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro. 

Compre na Amazon

Até a próxima!