Morte no Nilo
Morte no Nilo

Morte no Nilo

Morte no nilo

TítuloMorte no Nilo
Autora: Agatha Christie
Editora: L&MPocket
Páginas: 319

Resumo do livro Morte no Nilo

Durante uma de suas inúmeras viagens ao Egito, Agatha Christie teve o prazer de fazer um passeio pelo majestoso Rio Nilo. O ambiente e a atmosfera marcaram tanto a autora que o Nilo logo se tornou o cenário para esse que é considerado um dos melhores livros da autora.

Nas palavras da própria Agatha Christie: “este é um de meus melhores livros sobre ‘viagens internacionais’, e se as histórias policiais são ‘literatura de entretenimento’, o leitor pode entreter-se com céus ensolarados e águas cristalinas, assim como com crimes, no conforto de uma poltrona.”

“- Sou detestável. Uma peste abominável. Gostaria de rasgar o vestido dela e pisar naquele rosto belo, arrogante e cheio de confiança. Sou uma invejosa, mas é assim que eu me sinto. Ela é tão bem-sucedida e segura de si!”

Morte no Nilo – História

A história gira em torno de Linnet Ridgeway, uma jovem que se tornara milionária após receber a herança de seu falecido pai. Ao chegar à pequena cidade onde havia comprado uma mansão, Linnet logo chama a atenção por uma simples particularidade. Ela não era apenas milionária, mas dotada de uma beleza exuberante. Isso despertou amores, interesses e invejas.

Após um pequeno salto temporal, o enredo nos leva até o Rio Nilo, a bordo de um barco que levava as pessoas aos principais pontos turísticos. Nele estão presentes pessoas de diferentes nacionalidades com interesses variados. Linnet está a bordo com seu recém marido, Simon. A ex-namorada de Simon, e amiga íntima de Linnet, Jaqueline, também está a bordo. Entre outras pessoas está também um detetive francês, de estatura mediana com um vasto e peculiar bigode, de férias: Hercule Poirot.

“- Não tenho nenhum inimigo neste mundo.”

Suspeitando que as coisas não iriam acabar bem, Poirot presenciou nada menos que três assassinatos. O primeiro deles de Linnet. Mergulhando na mente dos suspeitos, com a sua característica capacidade de arrancar até os mais profundos segredos, Poirot foi tecendo a teia dos acontecimentos quando os outros assassinatos ocorreram. Mas antes de embaralhar a mente do detetive francês, esses assassinatos surtiram efeito contrário. Agora, tudo estava mais claro do que antes.

Morte no Nilo – Conclusão

Com uma trama muito bem elaborada, é impossível o leitor descobrir quem é o assassino (ou seriam assassinos?) e a sua motivação. E quando tudo leva a uma direção, Poirot mostra porque é considerado um dos melhores detetives do mundo. Ao juntar peças que parecem não se encaixar, ele reconstrói os crimes e identifica o assassino (ou seriam assassinos?) e a motivação por trás dos crimes.

“-As pessoas concebem uma teoria e querem que tudo se encaixe. Se um pequeno fato não se encaixar, a teoria é abandonada. Mas os fatos que não se encaixam são justamente os mais significativos. O tempo todo reconheci a importância de o revólver ter sido retirado do local do crime. Eu sabia que significava alguma coisa, mas só descobri o que era meia hora atrás.”

Indico a recente adaptação para o cinema: Death on the Nile, de 2022.

De Agatha Christie já publicamos:

Acompanhe o blog também no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify

Se você chegou até aqui e gostou da resenha, adquira a obra através do link abaixo e apoie o Resumo de Livro.

Morte no Nilo

Até a próxima!

7 comentários

  1. Pingback: Resumo: O Misterioso Caso de Styles | Agatha Christie - Resumo de Livro

  2. Pingback: Cem Gramas de Centeio | Agatha Christie - Resumo de Livro

  3. Pingback: O Mistério dos Sete Relógios | Agatha Christie - Resumo de Livro

  4. Pingback: Resumo: Assassinato no Expresso do Oriente | Agatha Christie - Resumo de Livro

  5. Pingback: 5 livros para gostar de Agatha Christie - Resumo de Livro

  6. Pingback: Resumo: Um Corpo na Biblioteca | Agatha Christie - Resumo de Livro

  7. Pingback: Resumo: A Maldição do Espelho | Agatha Christie - Resumo de Livro

Comentários estão encerrado.